ARLA/CLUSTER: HF - 10m - NOW!!!

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 11 de Outubro de 2010 - 23:37:22 WEST

Alô rapaziada.
Pois deixem-se lá de "lamurias"...Com ionosondas perto ou longe, com MUF
sobre a Africa ou sobre a Cova da Moura, o que é certo é que eu estou de
acordo com o colega Tomaz. A propagação estava
escanqueirada...rota...esfarrapada...Não apenas  para o Sul, mas tambem para
a Europa e Oriente. Como testemunho, quando vinha em QSY na zona de
grandola, vindo do QTH do CT1BEC, vinha a escutar os 10m, e escutei o colega
Tomaz muito bem, alem do CT5HRW que tambem chegava bem.Já para não falar
numa estação EA8 e duas do Brasil que me punham 9+30...eram tantas e tão
fortes estações que nem dava para saber quem estava....Tudo isto em móvel.
Depois deu uma volta pelos 24, 21, 18 e 14 e o panorama era o mesmo.
Por volta das 20:30 desapareceu tudo como que por magia. regressou apenas o
sopro da banda.!
Amanhã já sabem...Não custa nada dar uma espreitadela por volta do por do
Sol às bandas mais altas. Alô CT5s...vamos lá a afinar as agulhas!!!...A
melhor altura para estas aberturas é entre o pôr do Sol, e até por volta das
20:00 Z.

73 CT4RK