Re: ARLA/CLUSTER: Espanha autoriza 6 estações a emitir na Banda de 600m (500kHz)

Radiophilo radiophilo gmail.com
Sexta-Feira, 26 de Novembro de 2010 - 19:29:58 WET

Olá,

Esta frequência foi durante quase um século atribuída ao Serviço Móvel
Marítimo.
Foi estabelecida como frequência de trabalho para o serviço de
correspondência pública em 1906 na Convenção Radiotelegráfica Internacional
de Berlin (a 2ª).

Nas últimas décadas, foi utilizada como frequência internacional de chamada
e emergência. Não havia navio que não tivesse um equipamento radio de
emergência com transmissor Morse nos 500 kHz nos seus salva-vidas.
Cheguei a ter há uns anos um equipamento transmissor-receptor destes a
válvulas com gerador manual de manivelas. Na recepção ia tudo bem, mas só
vos digo que quando se transmitia era cá um coice na manivela! Próprio para
homens do mar.

Ainda aparecem equipamentos destes no mercado de 2ª mão (e sucateiros) e
podem ser usados para fins de amador, com os devidos cuidados relativos à
potência.

Caso alguém esteja interessado, tenho pelo menos um livro de
"radioelectricidade marítima" onde certamente haverá esquemas para
equipamentos destes. Julgo também conservar o manual de operação desse tal
equipamento de emergência, onde constava o respectivo esquema. Posso
procurá-lo.

73,
António Vilela
CT1JHQ