ARLA/CLUSTER: Cavidades ressonantes

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 22 de Novembro de 2010 - 20:28:30 WET

Pedro boa noite
A questão do SWR ainda não foi testada, mas posso adiantar que num
direcional coupler, um sinal de -20dbs em relação à potencia directa dá uma
reflexão de 1% ( 1 watt reflectido em 100 directos) o que em termos de SWR
não é significativo. Logo, no ponto de rejeição, que atinge os 80 dbs ou
mais, o SWR é praticamente zero para a QRG da banda passante..É como se a
cavidade não existisse!...Neste caso de rejeita banda, na frequencia de
rejeição a cavidade deve ser um curto circuito, enquanto que na banda
passante deve ser um circuito aberto e ser praticamente invisivel perante a
RF. . No entanto 1,8 dBs de atenuação na QRG de sintonia já provocam algum
SWR que não poderei dizer agora sem fazer contas. Contudo acredito que não
deve passar de 1,5/1,7 ...Como muito bem disse o AED, essa ATT é fruto de
uma diferença de Z.. Logo que comece os testes com os dois conjuntos ligado
farei essas medidas como é logico
Uma coisa podes estar certo. Afinar cavidades em conjuntos, é duro...É um
trabalho de muita paciência se se quer obter os melhores resultados. E sem
equipamento de teste adequado nem pensar em optimizar o material! Aqui até a
RF precisamos de ver a cores!!!

73 de CT4RK

73 de CT4RK

2010/11/20 Pedro Ribeiro (CR7ABP) <cr7abp  gmail.com>

> Interessante, obrigado pela partilha dos detalhes.
>
> Com todas essas adaptações se à saida do grupo de cavidades for aplicada
> uma carga fictícia à entrada é medido um SWR aceitável para a frequencia de
> emissão?
>
> Desculpem mas estas coisas para mim fazem-me sempre confusão porque quando
> sou eu a "mexer" qualquer agulha desequilibra tudo ...
>
> Anos-luz de atraso meu no domínio da RF ...
>
> 73!

> =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
> CR7ABP - Pedro Ribeiro
> QTH: IM58mr - São Francisco, Alcochete
> [...]

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*