ARLA/CLUSTER: Cavidades ressonantes

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 22 de Novembro de 2010 - 20:14:55 WET

Manuel boa noite
Repara naqueles cabos pretos. Um é metade do outro. Por outro lado a posição
da loop altera a fase (não sabia mas fiquei a saber pela experiencia e pelo
network analyzer). O conjunto dos 2 loops na ultima cavidade deve alterar a
fase perto do 90 graus. (o cabo é 1/8 de onda) este sinal é aplicado à
cavidade do meio que desfasa mais 90º. O segredo está exactamente no ajuste
dos loops da segunda e terceira cavidade como se pode ver na foto.o máximo
de acopulamento não funciona e o minimo tambem não. Ao rodar os loops,
resintonisando as cavidades, verifiquei um ponto em que o deep caia a
fundo...Mas mesmo so num ponto. À primeira vista, parece um filtro
constituido por uma cavidade passa banda, segido de mais duas cavidades em
paralelo. No entanto a segunda e terceira estão a funcionar com rejeita
banda, o que é uma configuração normal. O que não é normal é aproveitar os
outro loops da parte do rejeita banda para aumentar a ATT, simplesmente
ligando-os entre si e ajustando-os meticulosamente.
Mas mais bonecos e fotos enviarei sobre o assunto, na medida em que vá
descobrindo os segredos do tal "notch reflex". Se tiveres alguma opinião
sobre o assunto pois "bota" aqui para a gente ler. Sei que és muito
experimentado nessa área, pelo que as tuas opiniões serão benvindas.

2010/11/22 Manuel Artur Rodrigues <manuel.artur  rcom.pt>

> [...]
>

> Sei por experiencia própria, que o valor das fases que cada cavidade
> apresenta após o seu alinhamento, é muito mais importante para o seu
> acoplamento, do que propriamente o valor das perdas de inserção, embora tudo
> seja importante.
>

> Já agora, houve alguém que perguntou, se com esse valor de atenuação o
> valor de VSWR era aceitável.
>
> È evidente que sempre que há atenuação, é porque há deficiente acoplamento,
> logo a impedância que lhe será colocada á saída (antena ou outra) será
> alterada para a entrada, isso implica sempre VSWR, que para cada valor de

*
*