FW: ARLA/CLUSTER: Fonia FM em 144.3 e 144.5

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 22 de Novembro de 2010 - 09:47:56 WET

Bom dia colegas

Não querendo alimentar a polémica, cabe-me justificar de alguma forma as
minhas afirmações.
Já não é a primeira vez, que chamo educadamente a atenção a amadores que
estão a utilizar a frequência em modos não aconselhados (autorizados) e sou
"enxovalhado".  Coloco autorizados entre parentices, porque eu proprio
interroguei a gestão de espectro da ANACOM sobre a obrigação do cumprimento
das recomendações da IARU. Fui informado que  "*É OBRIGATÒRIO*" a aplicação
das recomendações. No entano eu respondi que não podiam sancionar ninguem,
pois não estão explicitas no regulamento tais recomendações. Recomendações à
parte, Não são apenas amadores novos ou menos habituados a PREPOSITADAMENTE
utilizarem modos não recomendados, em determinadas QRGs, com o unico intuito
de provocarem polémicas.
Por outro lado, isso de ser policia ou não, é uma questão em que cada um
deve pensar. Não estou a promover a denuncia, mas tambem não me sinto bem no
papel de "deixa andar que não sou policia"...Isso em nada ajuda a situação,
e como existem determinadas pessoas com que não se pode ter uma conversa
séria e honesta, não resta outra solução do que colocar as autoridades em
campo. (não ao barulho).

73 de CT4RK

2010/11/22 Pedro Ribeiro (CR7ABP) <cr7abp  gmail.com>s, esta perspectiva diz
muito quanto interpretada ...

> Depreendo então que eu (e outros) radioamador de categoria 3, pagando
> anualmente uma taxa igual à dos restantes de categoria superior e tendo
> somente permissões para escuta autónoma, não tenho quaisquer direitos pois
> se não quero (posso) emitir, a frequencia fica implicitamente livre para ser
> usada indiscriminadamente vedando-me o direito à escuta das transmissões que
> supostamente aí ocorreriam ou que ocorrendo deixam de ser recepcionáveis
> devido a interferência.
>
> Por essa ordem de ideias recomenda-se a seguir usar as faixas usadas para
> [...]

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*