Re: ARLA/CLUSTER: Inibidor de comunicações em LX

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Sexta-Feira, 19 de Novembro de 2010 - 14:50:30 WET

Pronto.
Daí eu ter solicitado aos colegas de LX a verificação de condições.
Já em artigos anteriormente publicados por colegas Espanhóis, referenciavam
que na presença de Chefes-de-Estado em cimeiras importantes, as comunicações
eram totalmente bloqueadas por jamming nas imediações da cidade.
Isto aconteceu na ultima cimeira Latino-América (salvo-erro) em Sevilha.
As faixas de Amador, VHF e UHF são especialmente afectadas, uma vez, que os
serviços secretos sabem perfeitamente
que os radio VHF-UHF do serviço amador são os usados
pelo presumíveis terroristas.
São baratos, eficientes e disponíveis no mercado.
Obviamente, não vão fazer jamming na banda Aérea nem na banda da Carris, mas
nas bandas de amador não seria a primeira vez.
Esta manha, foi bem claro, e bem descrito pela RTPN.
 As câmaras de TV portáteis são wireless, não sei que frequência, suponho
que UHF, mas que estavam completamente knock-out estavam.
Isto, durante a passagem da coluna que transportava o Barack Obama.
A jornalista também referiu, que havia um sistema inibidor de comunicações
activo na zona de Lisboa.

Pronto.
Seja parvoíce ou patetice, haja ou não haja jammnig, perturbe ou não
perturbe, e se não há tanto melhor.
Mas nós como radioamadores  temos e direito de saber o que se passa no
espectro e se há ou não
restrições ao uso das nossas bandas.

73
Bom fim-de-semana

CT1FFU-CR5A

No dia 19 de Novembro de 2010 13:17, Associação de Radioamadores do Distrito