ARLA/CLUSTER: Ainda o Ugly Balun.....

Julio Cesar ct1bwi gmail.com
Sábado, 13 de Novembro de 2010 - 03:57:34 WET

Viva Colega Carlos

Não me parece que seja um "Ugly Balun" ( que realmente não é balum
nenhum mas apenas um choque de RF feito com o próprio coaxial ).

Tem mais aspecto de ser um transformador "unun"  talvez de 1:9 para
muito baixa potência, ou só mesmo para recepção, bobinado num varão de
ferrite em vez de num núcleo toroidal segundo um antigo projecto do
GW0VMR http://www.westlakesarc.org.au/project.htm

Parece-me que as ligações clássicas do 1:9 serão quase as mesmas como se
pode ver nas imagens:

Mas se realmente for um "Balun Magnético", como lá está escrito e
portanto o clássico 1:9, depois de me fartar de olhar para o desenho
tenho as minhas dúvidas se as ligações não estarão erradas e se o vivo
do cabo coaxial não deveria estar ligado na junção dos fios
<Amarelo/Verde> com o <Castanho>.

Vamos esperar pela opinião dos colegas que sabem disto a sério.

  73 do CT1BWI

Julio Cesar

http://www.aerodromo-cascais.pt
http://www.pelicano.com/zpistas_in.html