Re: ARLA/CLUSTER: Rádio Farol

Radiophilo radiophilo gmail.com
Quinta-Feira, 11 de Novembro de 2010 - 10:54:07 WET

Olá,

Estive a compilar a informação disponível sobre os radiofaróis aeronáuticos
nacionais e cheguei ao resultado abaixo listado.

As fontes consultadas foram o AIP Civil de Outubro de 2010 e o AIP Militar
de Janeiro de 2008, este último certamente desactualizado.

De acordo com a edição actual do AIP Civil, os NDBs de Santa Maria (323 -
SMA) e de Ponta Delgada (371 - MGL) foram desactivados.

O AIP Civil não inclui além disso uma quantidade de radiofaróis, que
reconhecidamente existem e estão a funcionar, não havendo no entanto
indicação de desactivação.
Os casos mais estranhos são os do NDB das Flores (270 - FLO) e o "locator"
de Vila Real (304 - VR), que não constam do AIP Civil, isto apesar de estes
aeródromos lá virem caracterizados. Seria interessante saber se ainda
existem, talvez algum colega na vizinhança destes aeródromos possa confirmar
esta suspeita.

270    FLO   NDB  Flores          AIP Militar
304    VR    L    Vila Real       AIP Militar
318    MAD   NDB  Madeira         AIP Portugal AD-2.19 LPMA
322    MIO   NDB  Montijo         AIP Militar
327    POR   NDB  Porto           AIP Portugal ENR 4.1
331    SC    L    Flores          AIP Portugal AD-2.19 LPFL
332    FAR   NDB  Faro            AIP Portugal ENR 4.1
336    MTL   NDB  Monte Real      AIP Portugal ENR 4.1
338    PST   NDB  Porto Santo     AIP Portugal ENR 4.1
341    GP    NDB  Lajes           AIP Portugal ENR 4.1
341    TCS   NDB  Tancos          AIP Militar
351    PD    L    Ponta Delgada   AIP Portugal ENR 4.1
358    BRG   L    Bragança        AIP Portugal AD-2.19 LPBG
359    CA    L    Cascais         AIP Portugal AD-2.19 LPCS
360    COV   L    Covilhã         AIP Militar
360    HT    L    Horta           AIP Portugal ENR 4.1
367    PG    L    Porto           AIP Portugal ENR 4.1
371    STR   NDB  Sintra          AIP Militar
376    BJA   NDB  Beja            AIP Militar
380    FIL   NDB  Horta           AIP Portugal ENR 4.1
382    LAR   NDB  Arruda          AIP Portugal ENR 4.1
389    CP    NDB  Caparica        AIP Portugal ENR 4.1
401    LO    L    Lisboa          AIP Portugal ENR 4.1
420    PI    L    Pico            AIP Portugal AD-2.19 LPCS
423    TO    L    Tancos          AIP Militar
426    CB    L    Coimbra         AIP Militar
428    GC    L    Graciosa        AIP Portugal ENR 4.1

Cumprimentos,
António Vilela
CT1JHQ