ARLA/CLUSTER: plc's

Hugo Barata ct2hmx gmail.com
Terça-Feira, 9 de Novembro de 2010 - 17:35:00 WET

Mesmo em SSB caso o sinal interferente de PLC seja forte consegue se ver no
smeter uma portadora continua de menor sinal do que o standard AM, a grande
diferença está no áudio que se ouve entre AM e SSB em que no AM o som é mais
agudinho e perfurante no ouvido e em SSB é mais abafado por causa da banda
passante e dos batimentos.
Ao ver o vídeo de facto  fico um pouco confuso se o sinal que aparece no
smeter seja de modems PLC ou não.
Irei tentar disponibilizar mais uns sons de modems PLC que gravei em CD
Áudio e que entreguei na Anacom, eles tiveram lá os CD que depois de fazerem
copia me devolveram.Nos samplers de áudio tenho lá sons gravados das
interferências em AM e em SSB.
Uma banda passante de 4Khz em AM é suficiente para ouvi-los alto e com bom
som mas em 6Khz ou 9Khz ainda melhor.

73 de Hugo Barata CT2HMX

PLC: O Fim da Onda Curta??