ARLA/CLUSTER: "Balun Feio"

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Domingo, 7 de Novembro de 2010 - 13:07:45 WET

Pois é colega Mourato.
O problema é que chamamos vulgarmente de Balun ( Balalce-Unbalance) ao
transformador, mas está errado.
O transformador de 1.9 é um UNUN, ( Unbalance-Unbalance), assim entra 50
Ohms não-balanceados do cabo coaxial e sai 450 Ohms (também Não-balanceados)
para a antena.
Este processo de elevação de Tensão é sempre desbalanceado.
Por isso é que aparece um forte dose de RF no cabo, porque este está
actuando como parte "viva" da antena.
Ora como é óbvio, precisamos Balancear o RF que vem do cabo (não-balanceado)
antes de injectar no UNUM.
Uma das melhores e mais simples maneiras é de facto o Ugly-Balun, que mesmo
sendo umas simples voltas no cabo, já permitem razoável  balanceamento
à saída, mantendo o rácio de 1:1.
A Junção do RF-Choque com o UNUM resulta num BALUN, todavia, como o RF
choque é a núcleo de ar para
apresentar efeito nas bandas mais baixas, deverá ter um indutância adequada,
e um numero superior de espiras.
Como um Henrrimentro é coisa que não abunda em todos os shakes, sugiro que
quando se quer ir  aos 80m ou abaixo, se faça este choque à "vara-larga" com
bastantes espiras. Nunca serão demasiadas.
Á falta de espaço, ou haver a possibilidade, enrolar o cabo num toroide de
Ferrite RFI ou fazer um comboio de clamps-ferrite.

ou destas:
Ou melhor ainda:

73
Bom Domingo