ARLA/CLUSTER: "Balun Feio"

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Domingo, 7 de Novembro de 2010 - 01:09:20 WET

Amigo Paulo

Por acaso já pensou que essa ITV pode ser provocada pelo overload do TV e
não por harmónicas?...Aliás é muito pouco provável que sejam harmónicas.
Acontece muitas vezes andar-mos a tentar tapar o Sol com uma
peneira!...Experimente a colocar um filtro passa alto na TV e a proteger a
entrada da alimentação do TV com um filtro de rede!
Para já esse SWR parece-me um exagero, mas essa RF pirata pode ser
ficticia!...É sempre de evitar que o cabo radie, mas....Como lhe disse às
uns tempos, uma antena que tem um BALUN / transformador de impedância não
devia precisar de choque de RF. A adaptação da antena balanceada com o cabo
não balanceado, por natureza já é feito no BALUN, e como tal correntes em
modo comum na malha, só se forem provocadas ou pela elevada relação de ondas
estacionárias, ou então por desiquilibrio num dos componentes do sistema
BALUN/ANTENA.

73 de CT4RK