ARLA/CLUSTER: Re: 10 metros as moscas

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Quinta-Feira, 4 de Novembro de 2010 - 21:40:06 WET

Boas.
À excepção das low band, 160, 80 e 40 as restantes bandas decamétricas
são essencialmente bandas de DX.
A propagação espacial entre 14mhz e os 30 mhz é muito má o que tornam estas
bandas pouco atractivas
para QSO´s locais.
Salvo raras ocasiões o alcance nestas bandas nunca será além dos 100km.
Assim, bem pode a banda estar cheia de CT, que dificilmente se escutarão
fora deste raio.
Por vezes, escutamos os interlocutores que estão em QSO com CT, mas não os
CTs.
Já sei, que há alturas em que se escutam, em side-scatter e tal, mas nunca
são sinais confortáveis.
Para QSOs locais, nada melhor que VHF-UHF onda terrestre ou espacial, 40m
Nvis, Terrestre ou espacial  de dia e 80m à noite.
As outras bandas, é para QSOs DX.

73
Matias
CT1FFU-CR5A