ARLA/CLUSTER: 10 metros as moscas

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 4 de Novembro de 2010 - 09:49:46 WET

Colega Pedro

O colega não tem que levar a mal, quando alguem, e muitas vezes esse alguem
sou eu, pergunta onde estão os CT5s...É uma pergunta mais que legitima. Mas
antes de mais deixe-me saudar a sua iniciativa de utilizar os 10m. lembre-se
antes de mais que a propagação nos 10m tem caracteristicas próprias. Apenas
agora esta a abrir por skywave e a permitir bons contactos. Esses contactos
por skywave só permitem mesmo contactar estações de DX. Estações
continentais, a não ser que estejam proximas de si, raramente deve
conseguir. Todavia podem acontecer aberturas por esporádica "E", e que nesse
caso fica com os 10m como se fosse VHF só que chegando muito mais longe.
Pena é que essas esporádicas são raras, mas este ano já aconteceram uma
série delas.
mas voltando ao inicio da questão, acerca da actividade dos CT5s, veja
quantos existem e quantos se dão ao trabalho de montar um direccional e
ficarem operativos em 10m...se calhar menos de 1%. Sabe quantos amadores
CT5s eu escutei em 10m desde que abriram a banda à categoria "C"...Dois
amadores CT5s. Sei que a onda terrestre não permite que eu escute muito alem
da linha de vista e como não existem esporádicas todos os dias, fico
limitado. Mas até à zona de Lisboa dá para escutar. Os amadores é que não
aparecem por lá!...E não são apenas os CT5s..São todos os amadores. O
radioamadorismo está reduzido aos concursantes e diplomatas, "five nine" e
nada mais que isso, QSOs de conteudo é coisa rara.

73 de CT4RK