ARLA/CLUSTER: Selector de antenas/coaxial remoto

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Colega

Em HF pode usar sempre uma antena multibanda, e fica apenas uma baixada.
Para frequências elevadas, pode sempre usar dois "diplexers" (não confundir
com duplexers. A maioria dos vendedores continuam a chamar "duplexer" aos
diplexers) Um junto da estação e outro junto das antenas. Existem diplexers
com 50/144/432 MHz, assim como 144/432/1290MHz, e talvez até com as 4
bandas. O que fica junto das antenas, como é lógico tem que ser estanque, ou
ficar dentro de uma caixa estanque.
Assim fica só com 2 baixadas.

*Um diplexer é um dispositivo com 3 portas de RF, dependentes da frequência,
e que permite fazer funcionar emissores ou receptores de bandas diferentes
com uma só antena*
*
*
*Duplexer é um filtro altamente selectivo, que permite um emissor e um
receptor funcionarem na mesma banda, com a mesma antena, ou antenas muito
próximas, simultâneamente, e com o minimo de interacção entre eles. (caso
dos repetidores)*
73 de CT4RK