ARLA/CLUSTER: As melhores horas para QSO´s nacionais em 40 e 80m.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 17 de Maio de 2010 - 19:01:55 WEST


Caros Colegas,

Como já foi referido muitas vezes neste espaço pelo Carlos Mourato, CT4RK os nossos QSO´s nacionais (entenda-se aqui QSO´s nacionais realizados com estações num raio de +- 300 km da nossa localização) normalmente são efectuados nas bandas de 80 e 40m e realizam-se através da chamada propagação NVIS - Near Vertical Incidence Skywave ou traduzindo livremente para português como Onda Espacial com Incidência Próxima à Vertical.

A NVIS, assenta na frequência que se reflecte na camada ionosférica F2, quando os ângulos de incidência dos sinais são praticamente perpendiculares a esta camada (entre 70 e 90º),e sempre a partir de uma determinada frequência, a chamada frequência critica (foF2). 

As condições NVIS são monitorizadas constantemente por ionosondas, que são uma espécie de radares de propagação, enviando sinais (em sequência de salvas) de RF para a ionosfera, em várias frequências de HF e escutando os ecos, realizando-se posteriormente e automaticamente um gráfico.

Resumindo, a propagação NVIS é basicamente, emitir na vertical e receber a "chuva" de RF que volta à terra. Esta propagação requer antenas instaladas próximas do plano de terra, entre 1/8 e 1/4 do comprimento de onda, o que nos 40m dá qualquer coisa entre 5 a 10 metros de altura ou mesmo inferiores a estes valores; tem-se feito experiencias com antenas a alturas de 50cm (cinquenta centímetros) do solo e com resultados razoavelmente favoráveis.

Como também é do vosso conhecimento, a NVIS é todo um conceito utilizado à décadas principalmente nas comunicações tácticas militares e civis e nos sistemas de emergência e socorro de muitas organizações publicas e privadas pelo Mundo. 

È muito importante que para se poder obter uma máxima eficácia, devemos saber a frequência critica no momento (foF2), e utilizar uma frequência ligeiramente inferior, normalmente 10 a 15% abaixo da frequência critica e NUNCA superior a esta.

Bem, mas vamos ao que interessa na pratica. 

Imaginemos que quero contactar uma estação na Beira Serra em Onda Curta nas bandas de 80 e 40m;

1.º - Convêm verificar a cada 15 minutos a frequência critica (foF2) monitorizada constantemente por uma ionosondas, neste caso utilizo quase sempre a Atmospheric Sounding Station - EL ARENOSILLO perto de Huelva em Espanha e a sua opção " Ionogram History " e clicando em "Start" no "Video mode" mantendo as opções standards em http://iono.inta.es/Search.html

2.º - Chegados aqui temos perante nós um historial de gráficos "This is the latest data." tendo cada um, por exemplo, a seguinte denominação "17 May 2010 16:45 UT (18:45 LDT) " que por ordem referem a Data, a Hora (UTC) e a Hora(LDT) que corresponde à HORA LOCAL em Espanha.

3.º - Ao clicar encima de cada um dos gráficos existem uma serie de informações que já foram aqui devidamente explicadas pelo Carlos Mourato no excelente artigo intitulado " Breve explicação de
como funciona uma ionosonda " disponível nos arquivos desta Lista em http://listas.ansol.org/pipermail/cluster/2010-February/017125.html ou por exemplo, no blog da TRGM-Tertúlia Radioamadorística Guglielmo Marconi em http://trgm.blogspot.com/2010/03/breve-descricao-das-ionosondas.html

4.º Para o nosso fim, contactar uma estação na Beira Serra em Onda Curta nas bandas de 80 e 40m, o que nos interessa imediatamente é saber o valor da frequência critica no momento (foF2) que é o primeiro valor apresentado no gráfico do lado esquerdo.

5.º Por exemplo e tendo por referencia o gráfico disponibilizado em " 17 May 2010 17:00 UT (19:00 LDT)" em http://iono.inta.es/cgi-bin/UniSearch.exe?Data=1&Column=8&Row=4&Width=240&ImageOrder=descending&Page=1&SelectedPic=/IonoGIF.secure/EA036_2010137170005_IO.PNG que corresponde à nossa hora local portuguesa das 18H00, a frequência critica (foF2) monitorizada estava em 7900 kHz o que dá para realizar magníficos QSO´s com Beira Serra na Banda dos 40m na frequência aproximada de 7110 kHz.

Estatisticamente e no actual estado da propagação, ATENÇÃO ler regularmente as importantes analises feitas quase diariamente nesta Lista pelo Carlos Mourato - CT4RK, mensagens com o titulo " Actividade solar "; as melhores horas actuais localmente a nível de Portugal continental situam-se para a Banda dos 80m entre as 06H00 e as 07H00 e para os 40m entre as 16H00 e as 21H00.

Facilmente se conclui, que idealmente durante grande parte da manhã e na hora de almoço o melhor é utilizar mesmo a banda dos 60m (+- 5 MHz), mas isso são "contas de outro rosário".

Chamo a vossa especial atenção que estes intervalos de tempo são meramente indicativos e altamente variáveis dependo sempre da Actividade Solar registada diariamente, sendo sempre recomendável começar pelo 1.º ponto desta minha mensagem e verificar onde pára a frequência critica no momento (foF2).

Espero poder ter ajudado o mais possível e de uma maneira muito simples, todos aqueles que queiram realizar QSO´s nacionais em 40 e 80m recorrendo à informação disponibilizada on-line na Internet pelas ionosondas e particularmente pela mais próxima de nós, a Digisonda 256 EL ARENOSILLO perto de Huelva. 

João Costa, CT1FBF





Mais informações acerca da lista CLUSTER