  From: ct1ebz  hotmail.com
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
  Sent: Saturday, May 15, 2010 11:14 AM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: RE:Esquema para suporte de mastro

  Sem querer desfazer nos adeptos dos tripés, deixo o meu comentário no intuito de contribuir com a minha opinião:

  Vulnerabilidades dos tripés para suporte de antenas de radiocomunicações:
    a.. Resistência ao vento?
    b.. Facilidade de Instalação em caso de emergência?
    c.. Facilidade de reparação em caso de fractura de uma peça?
    d.. Altura máxima e peso dos mastros e antenas a suportar?
  Eu pessoalmente sou mais adepto do lastro do tipo do apresentado pelo CT1FBF pelos seguintes motivos:
    a.. fácil e rápido de instalar
    b.. quase sem manutenção
    c.. dificilmente avaria
    d.. suporta grandes cargas, mas  recomendo que o mastro inferior seja revestido a esponja (por exemplo tubo de esponja daquele utilizado nas condutas de refrigeração) afim de evitar danos na viatura de suporte
    e.. permite uma boa absorção da força exercida pelo vento
    f.. pode sempre recorre-se a espias ( tal como no tripé)
  Tem apenas a desvantagem de estar limitado à utilização com um peso (veiculo) o que implica a presença do mesmo.

  Gostaria que alguém que vislumbre outras vantagens e desvantagens as comente, pois também gostaria de as conhecer.

  João Paulo Saraiva

  CT1EBZ