________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de CT2FZI IM58KR
Enviada: sábado, 15 de Maio de 2010 11:17
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Butternut HF6V

Colega Carlos,

Fez-me sorrir com gosto com a sua experiencia com a G5RV!

O que e' curioso e' que o metodo da lampada ainda hoje e' usado, por ex, para validar a ressonancia de um trap (no caso menos brilho = ressonancia) :)

Colega Jesus, CT1AXZ,

Anexei um "pdf" com a ZS6BKW, artigo alias feito pelo proprio autor. Como podem verificar so trabalha a partir dos 40M, mas ha uma tentativa de adicionar os 80 por meio da adicao de um condensador e resistencia, ou entao simplesmente um ATU. Se houver interesse diga...

Como bonus anexei outro ficheiro de outra antena tambem de linha paralela, alimentada nao ao centro mas imitando uma OCF. E ha mais... muitos mais esquemas!

E que tal a antena multibanda do W3EDP? Muito "gira" :)

Sobre as linhas paralelas... Sabiam que o fio de coluna (speaker) de 1,5mm de diametro cada tem uma impedancia proxima dos 100ohms? E' excelente para fazer baluns de corrente!

Visto que ha uma divisao em termos do sentido da corrente, 100ohms depressa se conclui que sao apresentados com 50 na feedline ;)

Ja fiz varios, e nao paro de me surpreender com a sua simplicidade... 1:1, 4:1, enfim!

Quaisquer duvidas, por favor nao hesitem!

Abraco!