ARLA/CLUSTER: Butternut HF6V

Sergio Matias sergio.matias gmail.com

Boa tarde.

Em relação à sua dúvida sobre os radiais, posso acrescentar algo.

Deverá instalar no mínimo um radial com 1/4 de comprimento de onda
para cada banda que pretende trabalhar. Se puder instalar dois radiais
por banda, desfasados entre si 180º, melhor. O ideal seriam quatro por
banda, mas em cima de um telhado é complicado.
Há que ter em conta que os radiais deverão ficar num plano elevado e
afastados suficientemente entre si, tendo o cuidado de isolá-los do
ponto de suporte, caso contrário não irão funcionar da forma
pretendida, e isso manifestar-se-à numa relação de ondas estacionárias
superior ou sintonia fora de banda, ou outros fenómenos com resultados
imprevisíveis.

Existem algumas publicações de construtores comerciais de antenas
verticais com mais informação sobre este assunto, nomeadamente SteppIR
e Butternut (curiosamente o manual da HF6V aborda este assunto com
algum detalhe).

Alguns links:

http://inradio.pl/dodatki/butternut/hf6v.pdf
http://techdoc.kvindesland.no/radio/antennas/20061010170859680.pdf
http://steppir.com/files/radial%20systems%20for%20vertical%20antennas.pdf

Por experiência própria sei que um deficiente plano de terra poderá
ter consequência desastrosas ao nível de RFI no shack, porque o cabo
coaxial irá actuar como parte do plano de terra. Não existe uma
"receita" para uma instalação deste tipo, e cada caso é um caso.
Poderá começar com um radial por banda devidamente instalado, e
aproveitar o facto de p.ex. o radial dos 40m servir para os 15m.

A instalação no topo da casa das máquinas é uma boa escolha, mas em
relação à possibilidade de interferências do sistema de controlo,
motores ou afins dos elevadores, é questão de averiguar. Como o colega
CT1BWI indicou, já surgiram aqui na lista mensagens do colega CT1PT a
relatar um caso semelhante. Não esquecer também que, no caso de
interferências prejudiciais, deverá apresentar a respectiva reclamação
devidamente fundamentada junto da ANACOM.

Cumprimentos,

--
Sérgio Matias, CT1HMN