ARLA/CLUSTER: Butternut HF6V

CT2FZI IM58KR ct2fzi gmail.com

Caros,

Antes de mais, respeitosas saudacoes a todos.

Tive a felicidade de obter uma Butternut HF6V usada, a qual gostaria de usar
na minha estacao fixa, mais especificamente montada no telhado.

Ora, visto ser a minha primeira experiencia com este tipo de antenas, as
duvidas sao algumas...

Especificamente a melhor forma de obter um bom plano de
terra/ground/counterpoise para que a antena funcione como esperado.

Certo e' que um dos sintomas de um bom "plano de terra" e' a largura de
banda pequena, especificamente nos 80m, a minha duvida ainda nao esta ai...

Como vou montar no telhado, qual e' a Vossa experiencia em montar radiais?
Que melhor maneira/mais simples/mais eficaz?

O ideal seria no minimo 4 radiais separados por 90º, para cada banda, e em
comprimento ressonante. Isto da cerca de 24 radiais, alguns com 20m de
comprimento, num telhado que nao tem assim tanta area util (existem antenas
parabolicas e de televisao), cujas dimensoes sao 30 m x 10 m.

 Havera uma maneira mais eficaz de obter resultados similares? :)

Ainda ha outra questao que se relaciona com o local de montagem em si,
pretendia faze-lo em cima da casa das maquinas dos elevadores. Devo esperar
muita RFI? Afinal os radiais, de qualquer sistema de terra, vao partir dai
para o exterior do telhado...

Abraco e 73

--
73 de Luis, CT2FZI