ARLA/CLUSTER: ANARPROCIV na Operação Visita Papal

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Quarta-Feira, 12 de Maio de 2010 - 10:03:15 WEST

Bom dia,

Ontem à noite, entre as 21 e as 23h foi escutado por diversos colegas da
zona de Lisboa uma aparente operação de coordenação entre uma "central"
e "motos" na frequência de 145,425MHz.

Desta vez não é são problemas de filtragem no meu equipamento já que
todos os colegas em QSO e escuta no canal escutavam tais "interferências"

O sinal era tipicamente mais forte do que o de qualquer um dos
intervenientes, sobre modulando os QSO.
Por diversas vezes colegas solicitaram a identificação à referida
"central" mas não tiveram resposta.
Poderia ser pela existência de tom de guarda, mas eu confirmei que não
estava a ser usado qualquer dos tons standard.

Ou um terceiro estava a retransmitir comunicações das forças de
segurança/coordenação para a frequencia em questão ou era na origem que
estavam a usar a frequência sem que tenha ocorrido a divulgação perante
a comunidade da reserva para o efeito por parte do regulador ...

Confirma a ANAPROCIV que esta não foi uma das frequências que foi usada
na sua operação?
Alguém tem alguma informação que possa ajudar a esclarecer a situação?

Tenho gravação audio parcial do "evento" caso seja necessária para
análise mais detalhada mas imagino que os postos de monitorização do
atento regulador terão com certeza registado a situação.

73!