RE: ARLA/CLUSTER: Exerça o seu direito de reclamação ou reconheça o seu erro.
João Gonçalves Costa
joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 7 de Maio de 2010 - 19:24:00 WEST
Caro António Matias, CT1FFU.
O Bom e inimigo do Óptimo e o problema está na completa falta de atenção, ao pormenor, com que muitas vezes são preenchidos os log´s nos concursos em Portugal.
Qualquer um de nós já viu o que se passa nos concursos em HF, onde a mínima falta de atenção no preenchimento do Log pode implicar a anulação do contacto ou inclusive a sua desclassificação por demasiados erros detectados.
Obviamente que alguns radioamadores portugueses, especialmente os utilizadores das faixas de VHF e UHF, não estão minimamente alertados para esta situação.
Por outro lado, acho totalmente inadmissível que se pretenda retirar o Log, pois quanto mais não seja a participação neste concurso supõe o total conhecimento e aceitação do seu regulamento e a sua compreensão
Quanto muito, deve-se solicitar à organização a passagem, se tal for permitido pelo regulamento, do seu log a CONTROLO para que assim não prejudicar quem consigo contactou.
Por outro lado, penso que esta trapalhada da "Diferença no modo" é resolvida se fizermos concursos com módulos distintos em SSB ou em FM. Certamente já reparaste que provavelmente os nossos colegas espanhóis já se debateram com os mesmos problemas;
vide "Bases Concurso Sant Sadurní V-UHF :
FM:
. 1º. Módulo - día 19 de junio de 2010 de 14:00 a 24:00 h. UTC
. 2º. Módulo - día 20 de junio de 2010 de 00:01 a 14:00 h. UTC
SSB:
. Un solo módulo, de las 14:00 h UTC del día 19 hasta las 14:00 h UTC del día 20 de junio de 2010
Acho que está demonstrado, alias como no ano passado alguns de nós alertamos, que fazer concursos em SSB não é o mesmo que em FM, pelo menos em VHF e UHF, e misturar os dois é complicado.
Por outro lado, temos de aceitar que Portugal continental tem quase a mesma área geográfica ou quiçá menor, do que algumas regiões espanholas e a menos que a Madeira e os Açores queiram participar nos Concursos do campeonato em Portugal em VHF e UHF com estações minimamente apetrechadas para SSB, devem ser realizados preferencialmente só no modulo FM, alias, como sempre defendi.
João Costa, CT1FBF
________________________________
De: cluster-bounces radio-amador.net [mailto:cluster-bounces radio-amador.net] Em nome de Antonio Matias
Enviada: sexta-feira, 7 de Maio de 2010 18:12
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Exerça o seu direito de reclamação ou reconheça o seu erro.
Boas.
O problema é justamente esse.
Não devia haver NENHUMA correcção de logs para ninguém.
Quem enviasse logs com erros, paciência, na próxima vez esteja mais atento.
Afinal de contas, um concurso é precisamente isso: ver quem tem mais contactos correctos.
Receber um indicativo, locator, e respectivos dados correctamente é a essência do operador de radio.
Não faz sentido haver correcção de dados, pois desvirtua o conceito dum concurso.
Já imaginaram fazer um teste ou exame para qualquer disciplina e depois o examinador andar a corrigir as respostas, ou no fim da nota sair, andar-se a emendar as respostas?
Não faz sentido pois não?
Este campeonato Português, vem andando num processo de aperfeiçoamento ano após ano.
Ainda está longe do ideal, mas espero que se aprenda com os erros e em edições futuras possamos harmonizar as regras visando a participação saudável de todos os colegas VHF´rs.
73
Matias
CT1FFU
No dia 7 de Maio de 2010 17:59, João Gonçalves Costa <joao.a.costa ctt.pt> escreveu:
Caros Colegas,
Isto vem a propósito dos contactos não validados, baseado no modo, no Concurso Memorial CT1WW.
Saliento estes dois pontos do comunicado urgente publicados, dia 4 de Maio, neste fórum com a devida autorização da Tertúlia Radioamadorística Douriense:
1 - A correcção de LOGs foi efectuada tendo por base o que os concorrentes declararam no documento que enviaram à organização (LOG).
2 - Para a organização é merecedor do mesmo crédito/confiança a declaração (LOG) do concorrente A ou do concorrente B, não podendo, uma correcção justa, estar sujeita a subjectividades ou interpretações pessoais.
Se me permitem, APELO a todos os concorrente, e entenda-se por concorrentes a quem enviou o respectivo log, que caso não concordem com a correcção apresentada pela organização do seu Log que EXERÇA o seu inalienável DIREITO de RECLAMAÇÃO, é para isso que ele existe dentro do prazo previsto para o efeito.
Por outro lado, tão ou mais importante é o DIREITO de RECLAMAÇÃO como o é o DIREITO a ERRAR e especialmente a RECONHECER o seu ERRO e a dar de isso conta à organização.
Assim, se o concorrente A tem no seu Log, por lapso, que contactou o concorrente B em FM mas a final o contactou em SSB, ou vice-versa, deve OBRIGATORIAMENTE e por DEVER de CONSCIÊNCIA dar disso CONHECIMENTO à organização, para que assim não prejudique a pontuação o seu correspondente.
Sem este crédito de confiança, a organização não tem qualquer base para dar a pontuação a quem dela é merecedora.
Verifico que existe um elevado numero de ERROS nos Log´s assinalados por "Diferença no modo", neste caso, alguém ERROU, o próprio ou o seu correspondente.
Repito, tão ou mais importante é o DIREITO de RECLAMAÇÃO como o é o DIREITO a ERRAR e especialmente a o RECONHECER o seu ERRO.
O prazo para as possíveis reclamações termina HOJE, dia 07 de Maio de 2010 - Sexta-Feira, às 24:00 UTC e para o efeito deve utilizar o e-mail: reclama trd.qrmzero.com
Bom fim-de-semana a todos.
João Costa, CT1FBF
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
Mais informações acerca da lista CLUSTER