ARLA/CLUSTER: Novos Beacons Transatlanticos nos E. U. A. em 2 e 4m

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Terça-Feira, 4 de Maio de 2010 - 17:35:24 WEST

Boas.
Pois é de facto muito interessante.
Este colega Americano não brinca.
7 KW ERP é um belo beacon.
A ideia era haver um beacon X-atlântico, não importa de que lado está.
Embora seja extremamente difícil alguém vir a receber este beacon, pelo
menos sempre há uma tentativa valida e esforçada.
 Não que seja impossível, mas exige condições muito complexas para que possa
acontecer.
A distancia é muito grande e seriam precisos 3 saltos em Esporadica E e com
MUF a 150mhz, perfeitamente
alinhadas e simultâneas no oceano. (coisa rara)
Em Tropo, não há grandes chances também, visto ser muito distante para haver
condições homogéneas na
Troposfera  ao logo do mar que permitam um alcance tão grande.
Em Meteor-Scatter também não será fácil.
Seria preciso uma sorte dos diabos caírem exactamente 3 meteoros nas
distancias exactas à hora exacta necessária para haver reflexões sucessivas
até cá.(coisa pouco provável)
Em F2, não há registo que a MUf chegue tão alto, calcula-se que o tecto
neste modo sejam os 70mhz.
Resta a possibilidade de combinação destes modos, ou o chamado Chordal.
Assim talvez venhamos um dia a ter uma combinação de Es com TRopo e algum
FAI.
Mas o  mais importante,é  estar alguém deste lado a escutar.!!

73
Matias
CT1FFU-CR5A