Re: ARLA/CLUSTER: +/- Off-Topic Sobre lâmpadas LFCs

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 30 de Março de 2010 - 19:08:17 WEST

Colega eduardo
Concordo perfeitamente com o que diz acerca do QRM em onda longa. O que
acontce é que é tanto  QRM nessas bandas, que já nem se sabe bem de onde vêm
tanto lixo. Eu tambem gosto de escutar os NDBs o NAVTEX e outras emissõe
sinteressantes em LF, e mesmo sempre que posso tento escutar algo em VLF,
como por exemplo  a estação SAQ .
 Infelizmente para nós, e felizmente para o ambiente, os transformadores
tipo  "carregador", são cada vez mais tipo switching, e como tal de alto
rendimento. No entanto as pessoas continuam a deixar essas pequenas fontes
ligadas permanentemente na tomada, mesmo sem ser necessário.
Quanto às lâmpadas, pois se o colega diz que têm mercúrio é porque têm. Não
conheço os componentes do pó branco que forram o vidro. Em principio o
sistema deve ser identico às classicas lâmpadas tubulares, só que com outro
formato, e com a HV gerada por um conversor estado sólido, em vez de ser por
um balastro.
As clássicas têm realmente uma quantidade considerável de mercúrio, e sempre
ouvi dizer que era perigoso cortarmo-nos no vidro de uma lâmpada dessas
quebrada. Será certamente por causa do fósforo e do mercúrio.

73 de CT4RK