Re: ARLA/CLUSTER: +/- Off-Topic Sobre lâmpadas LFCs

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 30 de Março de 2010 - 12:01:07 WEST

Bem!
Estas coisas "modernas" como lâmpadas economizadoras trazem sempre algum
interesse comercial escondido por trás. isso é facto adquirido. Hoje em dia,
a economia manda na civilização e os hábitos que antes faziam os monges,
fazem hoje fortunas. Todavia não existem duvidas do consumo mais reduzido
destas lâmpadas em relação às incandescentes. No entanto só por si, será que
isso justifica a "corrida" a essas lâmpadas. confesso que em minha casa já
só existem lâmpadas destas. Nunca me doeu a cabeça por causa delas (penso
eu), nunca detectei interferências no radio por causa do oscilador que têm
dentro (certamente interferem em alguma frequência especifica que nem sei
qual é) e acho que não têm mercurio dentro. No entanto acredito que seja
preciso muito mais energia para as fabricar do que para fabricar uma simples
lâmpada de incandescência. Por outro lado, é notória a grande percentagem de
ultravioletas na luz emitida por algumas destas lâmpadas, de cor branca. A
temperatura de cor, da luz emitida por este tipo de lâmpada é muito
diferente da das incandescentes A lâmpada incandescente têm uma gama de
temperatura de cor, mais equilibrada de frequências, póximo das gamas das
lâmpadas de halogénio, o que dá mais suavidade e naturalidade às cores. Por
outro lado a tonalidade "cor quente" das lâmpadas de incandescência, provoca
menos cansaço à vista.

Quanto ao consumo energético, devem o estado e as grandes empresas darem o
exemplo, e mandarem desligar os milhões de computadores que estão
permanentemente ligados sem serem necessários, e na maioria dos casos
passam-se horas em que ninguem os utiliza, Os escritorios, na sua maioria,
autênticas catedrais de consumo, são devoradores de energia. Fotocopiadoras
ligadas o dia inteiro, para tirar meia duzia de cópias. Computadores com
monitores ainda CRT, ligados 24 sobre 24 horas, sem que ninguem precise
deles.Ar condicionado mal ajustado e a funcionar 24 horas, para climatizar 8
horas, dezenas de lâmpadas acesas, mesmo que o Sol entre pelas vidraças, e
muitos outros desperdicios de energia, que deviam ser racionalmente
controlados. Por aqui sim! é que se devia começar!!!
O problema é que muitas vezes, quem ocupa estes modelos de escritório
altamente consumista, só vê o mundo para lá das janelas!... O mundo de "lá
fora"...Quanto não gastará (do dinheiro público claro)  por mês, o estado
português em energia?

Agora esse "panfleto alarmista" é mais uma "treta" das muitas criadas lá por
terras de PYs.

73 de CT4RK