ARLA/CLUSTER: Imagine que lhe apetece ouvir as bandas todas aomesmo tempo.

silvioleiria silvioleiria netcabo.pt
Domingo, 21 de Março de 2010 - 15:30:56 WET

Caro Joel, 73s!

O controle que faz do seu transceptor nada tem a ver com um SDR, excepto naquela sensação que eventualmente terá do "dial" tradicional. As características de um SDR estão muito para além disso como já referiu o Carlos Mourato.
Sei exactamante a que colega se refere, aliás já nos cruzámos diversas vezes na frequência e fizémos QSOs com SDRs dos dois lados e também nos colóquios de Almeirim. Será uma opinião muito mais válida, mais que a minha experiência, que lhe pode elucidar as vantagens (e desvantagens se é que as encontra) da tecnologia que é mesmo o futuro.  O SDR venha ou não a ser incorporado num pc um um pc incorparado num SDR, é irreverssível e não faltará muito tempo, dadas as características que os radioamadores exigem cada vez mais dos seus transceptores.
Fique só com esta m/ opinião, para além de todas as características quase ilimitadas num SDR, até em termos de operação é muito mais simples operar com um PC/SDR do que navegar em n e n menus infidáveis dos equipamentos convencionais mais modernos. Troco bem o scrool do rato pelo dial de um equipamento convencional, aliás como já referi pode usar o power-mate e tem um dial de categoria.

Estou a ver que brevemente teremos de fazer mais umas jornadas de divulgação da tecnologia algures, talvez no norte... um abraço, 73s
Silvio
ct1bpt

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net em nome de Joel Lobão
Enviada: dom 21-03-2010 14:36
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Imagine que lhe apetece ouvir as bandas todas aomesmo tempo.

Olá Colega Silvio.

Apenas receptor. TRX ainda não testei nenhum. Mas já controlei o meu
transceptor pelo pc e realmente prefiro usar os botões do rádio.
Excepto para mudar o banco de filtros pois no FT-1000MP MKV Field é
bem mais fácil e rápido através de software.

Aqui no Porto só conheço um colega que tem um transceptor SDR. Um dia
destes vou ver se consigo testar isso a sério. Ele diz muito bem do
transceptor. Tem um Flex 5000 salvo erro.

Não tenho dúvidas que o futuro dos transceptores passará por aí. Faz
muito mais sentido.

73s de CT1HXB - Joel Lobão