ARLA/CLUSTER: Observatório Estratosférico para Astronomia no Infravermelho.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 11 de Março de 2010 - 15:30:30 WET


[http://www.sofia.usra.edu/interface/template_images/banner.gif]<http://www.sofia.usra.edu/index.html>

[http://www.telovation.com/photos/boeing-747-sofia-telescope-aircraft.jpg]<http://www.sofia.usra.edu/Sofia/telescope/images/tacavity.gif>[http://www.sofia.usra.edu/Sofia/telescope/images/tele_system.gif]


A Associação de Universidades dedicadas à Pesquisa Espacial (USRA) anunciou que tem realizado as principais modificações no avião Boeing 747 que se requerem para o voo do Observatório Estratosférico para Astronomia no Infravermelho, SOFIA.

Este avião levará, no seu interior, um telescópio infravermelho de 2,5 metros de diâmetro, o qual foi planeado e construído na Alemanha. Vai voar a uma altitude de 15000 metros (por cima da camada que contem o 99% do vapor de água da atmosfera) o que permitirá captar luz na porção infravermelha do espectro.

Este novo observatório ira substituir o anterior que era o Observatório Aéreo Kuiper, dotado de um telescópio de 91 centímetros, que permaneceu em uso por quase 20 anos. Graças a este telescópio voador se poderão fazer estudos de buracos negros, da evolução das galáxias, da identificação da composição química das nuvens de gás inter galáctico, da procura de moléculas complexas orgânicas no espaço e da formação de estrelas e sistemas planetários extra-solares.

Fonte: SOFIA Science Center.

<http://www.sofia.usra.edu/index.html>
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20100311/5f0eb11e/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER