ARLA/CLUSTER: Presença da ARVM nas comemorações dos 100 anos da entrada ao serviço da primeira estação radiotelegráfica em Portugal.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 8 de Março de 2010 - 10:46:46 WET


PRESENÇA DA ARVM
NAS COMEMORAÇÕES DOS 100 ANOS
DA ENTRADA AO SERVIÇO DA PRIMEIRA ESTAÇÃO RADIOTELEGRÁFICA EM PORTUGAL
[http://www.arvm.org/fotos/tsf/IMGP2995.JPG]
Placard alusivo ás Comemorações
No passado dia 18 de Fevereiro de 2010 pelas 18 horas,  nas instalações Centrais da Marinha, na Praça do Comércio em Lisboa, foi realizada a Cerimónia Evocativa dos 100 Anos da entrada ao serviço da Primeira Estação Radiotelegráfica em Portugal.
Por Convite de sua Exa. O Chefe de Estado Maior da Armada, Sr. Vice Almirante Rebelo Duarte, a ARVM  Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, esteve representada neste Evento pelo Vice-Presidente desta Associação, o Colega Teixeira Gomes CT1JZJ, em substituição do seu Presidente o Colega CT1DL-Francisco Gonçalves, que por motivos alheios á sua vontade não pode estar presente.
O Colega CT1JZJ Teixeira Gomes, teve ocasião de pessoalmente apresentar a sua Exa. o Vice Almirante Rebelo Duarte, o agradecimento pelo convite que nos foi formulado, convite esse que muito honra e prestigia a ARVM e os seus Associados.

[http://www.arvm.org/fotos/tsf/IMGP2998-1.JPG]  [http://www.arvm.org/fotos/tsf/IMGP2993-1.JPG]
  Vista Parcial da Sala da Cerimónia                                              Equipamento da Telégrafo dessa Época
O Chefe do Estado Maior da Marinha, no seu discurso de apresentação fez rasgados elogios aos Radioamadores citando:
" Neste momento, é justo mencionar que as primeiras emissões de radiodifusão não oficiais, primeiro entre si e depois estendidas aos diversos públicos, em geral, ficaram a dever-se aos radioamadores, cabendo uma referencia muito especial a dois desses pioneiros, muito citados pela imprensa especializada da época: Abílio Santos Júnior (com o indicativo P1AA) e Sousa Dias Melo (P1AB). A  importância destes operadores só se valoriza devidamente, se se recordar que, no primeiro quartel do século XX, os postos de TSF civis portugueses eram todos preenchidos por amadores e os equipamentos produzidos, quase integralmente, pelos seus operadores."
 No final, o Sr. Vice Almirante Rebelo Duarte, Chefe do Estado Maior da Armada, fez questão de oferecer á ARVM e entregar pessoalmente ao seu Vice-Presidente, Colega Teixeira Gomes CT1JZJ, o caderno do discurso que proferiu durante esta cerimónia, como prova da admiração e estima que nutre pelos Radioamadores em geral.
Este caderno, encontra-se exposto na vitrina de entrada na nossa Sede, onde poderá ser consultado por qualquer sócio ou colega Radioamador.
[http://www.arvm.org/fotos/tsf/IMGP2996-1.JPG]
Elaborado por:   Francisco Gonçalves CT1DL


Fonte: ARVM-Associação dos Radioamadores da Vila de Moscavide
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20100308/4491832e/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER