ARLA/CLUSTER: Sobre o QSL Bureau...

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 5 de Março de 2010 - 15:12:26 WET


Alguém dizia, há tempos, que "um QSO só está terminado com a recepção do cartão de QSL". 
Não poderia estar mais de acordo.

Quem não se lembra dos bonitos e/ou dos "personalizados" cartões de QSL que recebíamos quando um OM ia a Lisboa e os trazia ou que chegavam num pacote postal à associação. Outros vinham directamente para o P.O.BOX (que fazia muita confusão às senhoras dos CTT...)

Hoje, as coisas são muito diferentes:
- os QSO's ficam, muitas vezes, "incompletos";
- a WEB trouxe, além do e-mail e de outros tantos equalquer_coisa, o eQSL! e "ajudou" à comodidade (?) dos "caloteiros de QSL"!

Também o funcionamento, já para não falar do preço, do QSL Bureau da IARU leva a repensar a situação.

Em Novembro de 2009 o novo Secretário da IARU, Rod Sttaford, W6ROD, numa circular às associações-membro recomendava a entrega do QSL aos não-sócios mediante o pagamento do custo do serviço "that member-societies are strongly encouraged, whenever possible, to provide incoming QSL bureau service to non-members within their operating territory, if such non-members agree to pay the full cost of this service; and if they are not already doing so, to explore appropriate means and methods for delivering QSL cards to non-members". 

Em Portugal, a data do "aviso" do QSL Bureau continua a ser de 30/11/2008! 

É para obviar esta disfuncionalidade que, um pouco por todo o mundo, se vão procurando alternativas que permitam, fundamentalmente, reduzir o custo da distribuição e acelerar a entrega do QSL.

Trabalha-se para isso na EURAO*, já a operar em França, Bélgica, Espanha e Portugal (em breve em 10 países!) e, agora, na Austrália onde a WIA-Wireless Institute of Australia, a primeira e mais antiga associação de radioamadores do mundo, fundada em 1910, decidiu alterar o circuito de entrada do QSL, criando um P.O.Box único e uma rede interna de 8 QSL Manager para acelerar a entrega dos cartões de QSL.

Também no Radioamadorismo não interessa quem diz que faz, importa quem faça.
 

Fonte: Postado por CT1BAT no Blog da TRGM-Tertúlia Radioamadorística Guglielmo Marconi.


EURAO* - Organização Europeia de Radioamadores surge com a finalidade de agrupar todo o movimento associativo de radioamadorismo, que existe e funciona fora da IARU, em toda a Europa, designadamente em Portugal e Espanha. Mais informações em: http://www.eurao.org/pt/node/55











Mais informações acerca da lista CLUSTER