ARLA/CLUSTER: dBD - dBI

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 4 de Março de 2010 - 13:50:42 WET


Parabéns colega Júlio César, CT1BWI.

Aqui está uma resposta simples, concisa e objectiva e sem perder rigor.

João Costa, CT1FBF

________________________________
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de CT1BWI - Julio Cesar
Enviada: quinta-feira, 4 de Março de 2010 8:57
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: ARLA/CLUSTER: dBD - dBI

Viva colega Paulo

Penso que o que o colega pretende saber é qual a diferença entre dBd's e dBi's.

Isto relaciona-se com a apresentação do ganho das antenas ( e já foi aproveitado por alguns fabricantes para publicidade  um tanto ou quanto enganosa).  Antigamente,  apenas se tomava como antena padrão o dipolo e a partir daí referia-se o ganho das outras antenas.

Para melhor explicar estes fenómenos foi criada uma "ferramenta" matemática a que chamaram antena isotrópica, que irradia rigorosamente da mesma forma em todas as direcções, mas que tem um pequeno defeito - não existe.

Limitando-se a ser um ínfimo e rigorosamente esférico ponto algures no espaço, é perfeitamente teórico e que só serve para comparar todas as outras antenas.

O dipolo de meia onda devido á sua direcionalidade, já por si tem ganho em relação ao Isotrópico e esse ganho é de +2.15 dBi, ou se quiser e pela inversa, a antena isotrópica  tem um ganho de -2.15 dBd em relação ao dipolo de meia onda.

Para fins práticos até há uns anos só se usava como referência o dipolo, mas alguns comerciantes para "dourarem" as antenas que fabricavam começaram a referir o ganho das suas antenas em relação ao isotrópico, o que á data levantou uma certa celeuma porque as pessoas mediam essas antenas e descobriam que elas tinham um ganho de  menos 2.15 Db  que o indicado pela publicidade.

A partir daí  os  fabricantes e comerciantes honestos começaram a  indicar em relação a qual das referências estavam a indicar os ganhos dos seus produtos: dB ou dBd - se a referência for o dipolo e dBi se a referência for o isotrópico, embora um ou outro ainda se "esqueça" do pequeno "i" quando a referência foi o isotrópico..

Eu, quando não sei alguma coisa, faço como o colega e digo-o bem alto, para que os muitos que sabem muito mais do que eu me possam ouvir e ajudar.  Para os poucos que possam rir disso, envio-lhes um bom sorriso..

73 do

CT1BWI

Júlio César

http://www.aerodromo-cascais.pt
http://www.pelicano.com.pt/zpistas_in.html

-----------------



paulo protasio escreveu:
Colega Carlos Mourato.
Os meu sinceros parabéns por essa luta contra os PLC.
Abraço 73
CT5KAO
Paulo Protásio

Por falta de conhecimento e normal que alguns colegas possam vir a Rir mas Qual a Diferença entre DB,S e DBI,S....


 Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente

________________________________
From: radiofarol  gmail.com<mailto:radiofarol  gmail.com>
Date: Thu, 4 Mar 2010 02:11:54 +0000
To: Cluster  radio-amador.net<mailto:Cluster  radio-amador.net>
CC: ct1eat  sapo.pt<mailto:ct1eat  sapo.pt>; nuno.ct4so  gmail.com<mailto:nuno.ct4so  gmail.com>; ct1ffu  gmail.com<mailto:ct1ffu  gmail.com>
Subject: ARLA/CLUSTER: Actividade solar

Caros colegas
Hoje por dificuldades de acesso à internet, e porque não estou a usar o meu computador, não me é possivel colocar imagens ou analizar detalhadamente a situação actual da actividade solar, como é costume.
Todavia, deixo aqui algumas informações.
O fluxo de 10,7 cm começou a tendencia de subida e é agora de 80 SFU, o que é sinónimo de aumento de actividade solar.. O numero de sunspots é de 39 com tendência a subir, o que é provável que aconteça a qualquer momento. Espero que plage da antiga zona 1045 comece a "ferver" e faça subir o SSN.
A propagação continua bastante aceitável em HF durante as horas diurnas, e mesmo em 20m já se escuta alguma actividade até perto da meia noite. Isto deve-se a um TEC (total electron content) cada vez mais elevado na ionosfera. O TEC é comulativo e aumenta a cada exposição solar. Hoje a MUF passou dos 30 MHz para W e NE. A NVIS atingiu cedo os 7MHz e manteve-se acima dos 7MHz até tarde.
São esperadas boas condições de propagação  (com tendência a melhorar) para amanhã e dias seguintes
Por hoje é o que se pode arranjar, a partir de uma observação "em cima do joelho"

73 de CT4RK


--
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente
-----------------------------------------------------------



________________________________
Coloque sua foto num tema anos 60, 70 e 80. Conheça o novo site de I Love Messenger.<http://ilm.windowslive.com.br/?ocid=ILM:ILM:Hotmail:Tagline:1x1:Tagline>

________________________________

_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net<mailto:CLUSTER  radio-amador.net>
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20100304/d92c2255/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER