ARLA/CLUSTER: PLCs "As chamas do inferno"

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 4 de Março de 2010 - 01:04:39 WET

Colega Luis
Claro que compensa. Pena é que sejam tão poucos a entender isso!!!.. A
própria ANACOM, diz que as reclamações são poucas e sempre dos mesmos. É que
apesar dos apelos constantes, ainda se continua a discutir o "sexo dos anjos
" aqui no cluster, em vez de o fazerem nos canais adequados.
Depois de vencer esta batalha, sinto-me como uma gota de agua a refrescar o
deserto. Andei um ano a batalhar sózinho contra esta praga. Pelo menos
cabe-me colher os frutos disso, no minimo pelo periodo em que a situação se
mantiver.
O alto responsável da PT inovação ficou surpreendido com o QRM. Nunca tinha
estado numa estação de radioamador e desconhecia que o sistema, se mal
montado, podia provocar tamanha interferência. Prometeu que iria fazer um
relatorio sobre o assunto de modo a alertar os montadores para esse facto.
Espero que ao menos esta minha luta,  venha ajudar no futuro a resolução de
muitos outros problemas.
É de salientar, que todos os PLCs interferentes, ficaram montados nos mesmos
QTHs. Só que desta vez, montados por técnicos devidamente credênciados e com
conhecimentos na matéria. Alem disso foram devidamente configurados e
ajustados de acordo com as boas técnicas de engenheiria, e de modo a não
interferirem nas bandas de amador. O resultado está à vista, É possivel a
coexistencia passifica de PLCs e estações de radioamador, desde que se
cumpram o requisitos técnicos adequados.

73 de CT4RK