Re: ARLA/CLUSTER: Concursos SÓ em SSB?

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Quarta-Feira, 30 de Junho de 2010 - 13:09:22 WEST

Bom dia, Colega Paulo CT1EWA
Já andava desconfiado que o colega se tinha retirado dos concursos por essa
razão: as Barbas.
Como tive ocasião de comentar consigo, de facto o colega tinha um forte
distorção e consequente emissão de espúrias e em toda a banda, devido a um
defeito que tinha no seu amplificador.
Deve-se recordar que na altura pedi-lhe que testasse sair apenas com o radio
e 100W e não foi detectada nenhuma emissão anormal.
Assim que ligava o amplificador era a desgraça total, provocando barbas até
em estações no Alentejo.
Como sabe, não são permitidos amplificadores que não sejam lineares em SSB,
pois é justamente isto que acontece.
Na altura tentei explicar-lhe que não tinha vantagem nenhuma usar uma
amplificador de 150W completamente distorcidos
quando se tem 100W limpinhos, mas você nunca entendeu isto.
Quando se faz SSB e os níveis de sinal são muitos fortes, há que ter muita
atenção a alguns aspectos importantes: Largura de banda, ganho de micro,
linearidade do emissor.
Não queremos causar conflitos com os restantes colegas ocupando a banda toda
com emissões indesejáveis.
Colega Paulo não era o unico nesta circunstancias, houve outros, mas em vez
de desistiram foram alinhar os amplificadores e resolveram o problema.

Quanto à questão de potencia, é irrelevante, pois como sabe o que conta é a
potencia radiada, PAR.
Ter um 1KW num dipolo ou 100W numa Yagi de 10 Dbs e é a mesma potencia
radiada.
Ora, se pensarmos bem, este aspecto é tão complexo e discutível que não pode
ser tido como norma.
Sim, já sei que em HF  é considerado, mas  em HF o ganho das antenas  não é
tão díspar com em VHF e UHF.

Melhores 73

Espero vê-lo em breve de volta aos concursos.

Matias
CT1FFU