RE: ARLA/CLUSTER: Concursos SÓ em SSB?

ct1ewa ct1ewa gmail.com
Quarta-Feira, 30 de Junho de 2010 - 11:51:16 WEST

Um simples email de um radioamador menos afortunado, voltou pela “enésima
vez” a colocar “á vista desarmada” as debilidades, vícios e discórdias dos
radioamadores portugueses.

Não pretendo propiciar ou sustentar  polémicas, mas no meu entender, algumas
respostas/opiniões a este email são estéreis no seu conteúdo e sem prestar
qualquer esclarecimento técnico ao colega e demais interessados no assunto.

Acima de tudo, foi evidente o deficit de solidariedade.

É na minha avaliação, muito controversa a concepção da ideia da facilidade
na aquisição de um equipamento de SSB, pois acredite-se ou não,  muitos
radioamadores vivem em dificuldades lutando dia a dia para não perderem o
emprego e/ou o magro salário que lhes permite viver no limiar da pobreza.

Tecnicamente não sou competente para suportar a minha opinião sobre os
concursos FM/SSB, admito-o, mas alicerço a minha participação nesta
discussão nas minhas convicções.

Considero que concursos de FM, SSB, Morse, PSK, RTTY… não se devem misturar.

Extraordinariamente há quem se contraponha aos concursos de FM E SSB em
conjunto, mas não se inibe de lamentar  os de SSB  que não permitem o CW!?!

“Cada macaco no seu galho”, diz o ditado e se vamos competir, que seja com
nós mesmos e com outros que inicialmente possuam condições idênticas às
nossas e se for esse o nosso interesse, evoluir para obter melhores
resultados.

Curiosamente o assunto potência de emissão, nunca foi objecto de discussão .
Porque será?

No meu entender, a potência de emissão deve ser considerada nas
classificações dos concursos, devendo necessariamente existir classes
distintas: QRP, 100W e superior a 100W dando com isso mais rectidão às
classificações.

Fui daqueles que por não possuir equipamento SSB, só tive ensejo de
participar, durante muito tempo,  em concursos com equipamentos emprestados
e é com saudade que recordo o “Team do Sicó”
(CT1FOH,CT1DYX,CT1FAK,CT1EKF,CT1DNF) do qual integrei e por isso tive a
oportunidade de participar nos meus primeiros concursos do Campeonato de
Espanha.

Pessoalmente e a título informativo, desfruto  mais ao alcançar um contacto
em FM do que em SSB, exemplo: dá-me maior agrado fazer um contacto com EA8
ou CT3 em FM do que em SSB.

Respeito no entanto quem não entenda assim e não sinto necessidade de fazer
avaliações de carácter nem comparações a equinos, aos que têm outra opinião
diferente da minha.

Por opção interrompi temporariamente a minha participação em concursos do
Campeonato URE.

Fui acusado (com justiça) de “fazer barbas”, segundo alguns a todo o país
(como se eles também o não fizessem) e para não prejudicar  ninguém, nem me
arreliar,  “arrumei a trouxa” e fiquei em casa.

Continuei no entanto, a  participar em alguns concursos de FM e  não dei
conta de situações análogas às que constantemente acontecem em SSB, de
desrespeito pela ética e pelos outros radioamadores concorrentes, que o
anseio de obter mais uns pontinhos leva muitos a cometer.

Não pretendo ser juiz de ninguém nem das suas causas,  mas está na hora de
alguns perderem o medo de olhar e enfrentar o “espelho”…eu já o perdi!

73’s

CT1EWA - Paulo Santos

Apartado 415

2430-905 Marinha Grande, Portugal

QTH Locator : IM59NS

CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37

ARAL#37, EPC#5619 / PT10,  30MDG#1693, REP#995