ARLA/CLUSTER: Listagem de Repetidores Nacionais actualizada a 26/Junho/2010

Terça-Feira, 29 de Junho de 2010 - 17:29:22 WEST

Caro Pedro Ribeiro, CR7ABP.

Felizmente que alguns sítios na Internet ( http://www.arvm.org/frequencias/reptportugl.htm ) ainda guardam uma versão histórica de uma coisa que actualmente ainda está em vigor, mas não com a mesma redacção anterior, e que fazia todo o sentido na minha opinião:

Planos de frequências e Procedimentos PARA O LICENCIAMENTO e funcionamento das estações repetidoras de fonia nas faixas de VHF e UHF do serviço de amador

7 Regras de funcionamento

As associações titulares de licenças de utilização de estações repetidoras são responsáveis pelo seu funcionamento e deverão tomar todas as medidas necessárias para que ele se processe de forma ininterrupta e de acordo com as condições definidas na respectiva licença de estação.

Por outro lado, não deverão permitir que amadores utilizem essas estações repetidoras não respeitando a legislação em vigor.

Neste contexto, importa definir as seguintes regras de funcionamento das estações repetidoras:

a)logo que uma estação repetidora deixe de funcionar, o respectivo titular deverá comunicar tal facto à ANACOM, num prazo de 24 horas, através do e-mail repetidor.amador  anacom.pt e através de carta, indicando:

i)o motivo que levou a tal situação;

ii)a data previsível de reentrada em funcionamento;

a ANACOM publicitará esta ocorrência no seu “site” para informação dos amadores;

b)sem prejuízo do disposto em a), a ANACOM verificará o não funcionamento das estações repetidoras, de forma sistemática ou na sequência de reclamação; quando verificar tal situação, a ANACOM oficiará a associação titular dessa estação, solicitando os elementos referidos em a) para publicitação;

c) as associações titulares dessas estações repetidoras deverão tomar todas as medidas necessárias para que elas não estejam inactivas por períodos superiores a dois meses;

d)sempre que um amador utilize uma estação repetidora de forma abusiva, poderá ser chamado à atenção pelo amador responsável; caso esta chamada de atenção não surta efeito, o amador responsável poderá contactar a área de monitorização e controlo do espectro da ANACOM do Sul (em Barcarena), ou das Delegações do Norte (no Porto), da Madeira (no Funchal) ou dos Açores (em Ponta Delgada).

A versão actualmente em vigor pode ser consultada em:
http://www.anacom.pt/streaming/RepFoniaV1_30mai08.pdf?categoryId=186442&contentId=590494&field=ATTACHED_FILE

Planos de frequências e procedimentos para o licenciamento e funcionamento das estações repetidoras de fonia nas faixas de VHF e UHF do serviço de amador

Agora, diz somente isto:

7 Regras de funcionamento e utilização

As associações titulares de licenças de estações repetidoras são responsáveis pelo
seu funcionamento e deverão tomar todas as medidas necessárias para que ele se
processe de acordo com as condições definidas na respectiva licença de estação.

[...]

- monitor.sul  anacom.pt (em Barcarena);
- monitor.norte  anacom.pt (no Porto);
- monitor.madeira  anacom.pt (no Funchal);
- monitor.acores  anacom.pt (em Ponta Delgada).

João Costa, CT1FBF