Re: ARLA/CLUSTER: Concursos SÓ em SSB?

Diogo Condeço diogocondeco gmail.com
Terça-Feira, 29 de Junho de 2010 - 01:51:11 WEST

Eu prefiro colocar as coisas de outra forma:

Qual o interesse de esperar por um dia de concurso para efectuar contactos
que regra geral podem ser estabelecidos em qualquer dia? Qual o interesse de
contactar o Joaquim ou o Manuel que está sempre todos os dias ali a 30, 40
ou 50Km? Quando se pode também contactar a 500, 1000Km? Não será mais
interessante olhar para um dia de concurso com o objectivo de tentar longas
distâncias? Em que sabemos que poderá estar lá alguém para responder?
Preferem um concurso regional (FM) ou Internacional (SSB)?

Quanto à falsa questão do preço dos equipamentos, não há uma desculpa
"melhorzita"? Facilmente se encontra equipamentos com bandas laterais a bom
preço.... São novos? Não! Dão os 100W? Provavelmente não! Estão afinadinhos?
Provavelmente, também não! Mas é muito fácil, ou se mete mãos à obra ou se
paga.... Já ninguém dá nada a ninguém.... E quase que arriscaria que se
arranja rádios com as bandas laterais mais baratos e melhores que certos
dual-band que por aí andam...

Há, já me esquecia.... Ainda há mais uma falsa questão!... A polarização das
antenas não é? Vertical... Toda agente se queixa que um rádio com SSB é
muito caro, então mas pagarem 150€ ou mais por uma vertical já não é caro?
Quando se pode ter uma/duas(ou mais!!!) yagis? Assim de repente, à excepção
das estações repetidoras, não consigo ver uma situação em que uma vertical
seja vantajosa em termos de radiação radio-eléctrica, mas isso sou eu....
Mais uma vez, ou se suja as mãos ou se paga....Não há milagres.... Com
5elementos para VHF, e 9 para UHF já se brinca muito mais que com uma
vertical....

Não tenho nada contra quem participa nos concursos de FM (apesar de achar
que isso não faz sentido), têm tanto direito a isso como eu a expressar a
minha opinião, mas creio que esta discussão já está mais que esgotada. Há
que evoluir!!!.... O FM é só uma moda!!!...

Os melhores 73s
Diogo Condeço - CT2IRW