ARLA/CLUSTER: Se Obama mandar fechar a Internet? Compre um receptorde Onda Curta.

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Quinta-Feira, 24 de Junho de 2010 - 18:27:04 WEST

Infelizmente a Internet de hoje rege-se essencialmente por factores
económicos que nem sempre têm em conta a disponibilidade/redundância.

A minha opinião é de que apesar de ser impossível "desligar" a Internet,
os recursos em poder de empresas americanas, controláveis pelo governo
(satélites, cabos submarinos, etc.) dão-lhe o poder suficiente para
desactivar uma quantidade de ligações e sistemas base da Internet (como
o DNS usado para mapear a maioria dos nomes "www.xpto.com" em endereços
IP) que equivalerá praticamente a "desligar" a Internet tal será o caos
provocado.

E se o trafego da Europa para o Oriente deixasse de poder usar os
serviços de trânsito "tier1" das operadoras americanas? será que as
ligações via Mediterrâneo/África suportariam a capacidade?

A maioria de nós não tem a mínima percepção da geografia da Internet,
muito diferente da física.

Acreditam que até à um par de anos atrás dois vizinhos morando no mesmo
prédio, com serviço de Internet por Cabo de operadores distintos, para
comunicarem entre si todo o tráfego ia às Américas/Canadá?

E para a Angola por exemplo, a última vez que vi grande parte do tráfego
ia via satélite Eutelsat/Frankfurt (interferível pelos US se quiserem)
ou até Miami por cabo submarino para apanhar um outro link satélite da
SESNewSkies (filial Americana da SES Astra Suíça) ...

Este é quase um assunto como o de há dias das tempestades solares. Não
faz sentido sermos alarmistas, mas há que compreender a dimensão que a
"coisa" pode tomar para estarmos preparados.

Numa situação dessas acredito que ao fim de um par de dias
conseguíssemos repor grande parte das funcionalidades mas algumas coisas
dificilmente se conseguiram repor na totalidade.

73!