ARLA/CLUSTER: actividade solar update

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 19 de Junho de 2010 - 01:41:55 WEST

Caro carlos Santos
As tempestades solares emitem enormes quantidades de particulas altamente
energizadas, principalmente se ocorrem CMEs (ejecções de massa coronal).
Essas particulas, ao atingirem o campo magnético da Terra interagem com o
mesmo, induzindo-lhe tremendas cargas energéticas de teravolts, e provocam
anomalias de vários tipos, sendo o mais conhecido as Auroras polares. Estas
radiações de particulas, podem ter velocidades até 1500 Km por segundo.e é
facil imaginar que ao interagirem com sistemas electricos ou electronicos,
possam induzir elevadissimas tensões nos mesmos, e destrui-los. Alem disso,
e tal como os raios cosmicos, devido à sua quase infima dimensão, são
capazes de penetrar paredes metálicas,nos equipamentos electronicos,e
atingir nomeadamente os semicondutores e acabar com eles num ápice. Este é
um problema mais que real nos satélites.
A noticia do Expresso é real e não é nada que a comunidade cientifica não
saiba. O que está é mal redigida e quase ridicula. Infelizmente, pelos
comentários, os leitores ainda são piores do que os jornalistas, pois estão
a ignorar um perigo real, e a negar que tal possa vir a acontecer,
demonstrando uma habitual ignorância neste assuntos, e convictos que estas
coisas só acontecem nos filmes.
veja o texto seguinte, e veja o que aconteceu em 1859...E ainda nem havia
electronica.!

 *"So what’s going on? Well, something similar has happened before. In 1859
**a huge solar storm burned out telegraph wires across Europe and the United
States* <http://www.space.com/scienceastronomy/mystery_monday_031027.html>*
. **Dr Stuart Clark* <http://www.stuartclark.com/>* has written a book, **The
Sun Kings*<http://www.amazon.co.uk/Sun-Kings-Unexpected-Carrington-Astronomy/dp/0691126607>
*, about when that happened. He says that the “Carrington flare”, as it was
known, “smothered two-thirds of the Earth’s skies in a blood-red aurora a
night later, and crippled all of global navigation and global communication,
such as it was at that time.  Compasses span uselessly and the telegraph
network went down as phantom electricity surged through the wire.”*

Imagine o que aconteceria hoje, com a tecnologia que dispomos!!!

Neste campo é de salientar, que a tecnologia de valvúlas termoiónicas
(válvulas normais) é muito mais robusca, e resiste admiravelmente as estes
fenomenos.

73 de CT4RK
 <carlos.edu.santos1  gmail.com>