ARLA/CLUSTER: actividade solar update

Sexta-Feira, 18 de Junho de 2010 - 16:38:30 WEST

Boa Tarde Colega Luis, CT2FZI.

Veja por si a mesma noticia, mal traduzida para português, em:
http://clix.expresso.pt/tempestade-solar-pode-ser-20-vezes-pior-que-o-katrina=f588093

                 73 de:
  ***************************************
     CT1FBF / João Gonçalves Costa
     QTH Locator : IM58kq
     CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37
     E-mail and Adress, see in:
     www.qrz.com
     QSL Card via Eqsl: www.eqsl.cc

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de CT2FZI IM58KR
Enviada: sexta-feira, 18 de Junho de 2010 15:20
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: actividade solar update

Desculpem-me "interferir" com as areas de interesse dos nossos Excelsos Colegas Radioamadores, mas nao podia deixar de passar esta noticia em branco:

http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2010/04jun_swef/

Para alem da fonte ser "fidedigna" as anomalias reportadas vao certamente influenciar a nossa venerada Propagacao!

2013 vai ser um ano de surpresas... Diz-se nas esquinas e curvas que sera dos melhores Ciclos Solares no que respeita a propagacao!

Ok, tempestades solares nao e' a mesma coisa que "sunspots" mas talvez... talvez...

Talvez tambem o mais "prejudicial" aos equipamentos electronicos... Alguem me quer emprestar um transceptor a valvulas se ff?

Abraco!

Luis, CT2FZI
http://www.qsl.net/ct2fzi