ARLA/CLUSTER: Mastro 10 metros?

Pedro Redondo ct1hzu gmail.com
Sábado, 12 de Junho de 2010 - 16:51:20 WEST

Colegas,

As soluções são diversas e pela minha experiência, tudo depende do local,
condições no momento e nº de pessoas que possam ajudar.

Até agora as únicas actividades portáteis que tenho desempenhado, são os
concursos de VHF e UHF e até à bem pouco tempo a forma que utilizava para
colocar as antenas lá em cima era através de um mastro telescópico de 9
metros. Diga-se de passagem que nunca consegui estender o mastro até essa
altura. Talvez uns 5 metros... se tanto!, no entanto diga-se em abono da
verdade que o peso das 3 antenas que habitualmente utilizo já é considerável
e, como tenho ido sempre sozinho, a tarefa é bastante difícil. Ao ponto de
que há 2 meses a esta parte, magoei-me seriamente nas costas devido ao
esforço exercido quando levantava o mastro.

Assim, decidi que tinha de mudar de estratégia, nesse sentido, pedi que me
construíssem umas bases em inox para apoiar um tubo. Deste modo, posso
instalar as antenas perto do solo e depois já com o mastro preso na base,
"empurrar" o mesmo até que fique na vertical. Mais uma vez a utilização de 2
pessoas, vai fazer com que esta tarefa se faça em metade do tempo.

Em relação à altura das antenas. Bom no meu caso, no último concurso, a
antena de VHF uma yagi de 14 Elementos estava a 6 metros de altura
sensivelmente (3 comprimentos de onda), as antenas de 432Mhz e 1.2Ghz
estavam a 4 metros de altura. No entanto, notei que o desempenho em emissão
da antena de 432Mhz era afectado quando o irradiante estava por cima da
viatura. Por isso, da próxima vez, vou também colocar as antenas de 432 e
1.2 a 6 metros de altura, talvez assim as condições sejam melhores.

Em relação aos tubos, estou a utilizar tubo galvanizado de 1'1/4'' parede de
3 mm. é bastante pesado, mas também bastante robusto. No fim de semana
passado, no topo da serra estava uma ventania desgraçada e tudo se manteve
no sítio. Estou de facto bastante satisfeito com a nova configuração.

Poderão observar algumas fotos em
http://www.ct1hzu.com/ingles/en_activities.htm

<http://www.ct1hzu.com/ingles/en_activities.htm>Qualquer questão adicional,
estou ao dispor.