ARLA/CLUSTER: Esporadica

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Sexta-Feira, 11 de Junho de 2010 - 12:33:09 WEST

Da minha pequena experiência, concordo, especialmente os meus ouvidos
que já têm algumas limitações e não estão muito treinados, preferem
ouvir o código fonético oficial.

No entanto, concordo perfeitamente com o uso de palavras-chave
alternativas (capitais/países, etc) como forma de redundância, em
situações que que se verifica que o interlocutor está com dificuldade em
nos compreender no código oficial.

Pessoalmente notei que no concurso VHF/UHF do Clube EDP que fiz há umas
semanas (meu primeiro) que o ouvido me pregou algumas partidas que
corrigi posteriormente confirmando os QTH das estações fixas no QRZ, no
sentido emissão, diversos colegas tiveram dificuldade em perceber o meu
"papá" em "charlie romeo sete alfa bravo papá".

Fica o alerta para os concurseiros que segundo as indicações que me
deram, em situações como a em que operei, como "CS1RLA portátil operada
por CR7ABP" devem apenas registar nos logs o "CS1RLA/P".
Durante o concurso encontrei diversos colegas com dúvida sobre o que
registar, desta vez (amanhã) não me devem apanhar, mas pode ser que
apareça a concurso algum dos limitados do TX (CR7) como eu ...

CR7s vão ter com a associação mais próxima e façam uma dúzia de
contactos da estação de uso comum para saberem que existimos, apesar de
nos manterem quase calados no éter!
Não esquecer de enviar os "logs" à organização para que os contactos
efectuados pontuem para os vossos contactos.

73!