ARLA/CLUSTER: A Microsoft e Radioamadores

Radiophilo radiophilo gmail.com
Terça-Feira, 8 de Junho de 2010 - 18:14:28 WEST

Pedro,

Eu achei muito interessante o teu artigo da fonte e muito honestamente não
achei nada para dizer mal (bem que me esforcei, hi hi).

Pelo contrário, pensei até em complementá-la com alguma informação
adicional:
O meu equipamento de V / HF é um IC-706 MkII que puxa até 20 A.
Não havendo na altura fontes de PC que debitassem sequer os 20 A, modifiquei
uma fonte ATX para poder fazê-lo.
A limitação de corrente nas saídas de 12V está normalmente nos
rectificadores.
Como as saídas de 5 VDC normalmente debitam mais de 20 ou 30 A, o "truque"
consiste em modificar a fonte, aplicando na linha dos 12V os rectificadores
dos 5V.
Há alguns cuidados adicionais a tomar, como sejam o ajuste da tensão de
saída para o valor pretendido, e a aplicação de uma carga mínima para que a
fonte funcione sempre (há fontes que não arrancam sem uma carga mínima).
Para o fazer, segui indicações que encontrei por aí pela 'net e adaptei-as
ao meu caso concreto.
Tive problemas com o ruído da fonte, mas resolvi-os completamente aplicando
o filtro que também referes no teu artigo. A partir daí... maravilha.

Isto já foi há alguns anos e não me recordo dos detalhes todos. O mais que
posso fazer é abrir a fonte e rever o que fiz. Se te interessar o tema,
posso oferecer-me para o fazermos em conjunto. Ou a quem mais isto
interesse.

Um abraço e venham daí mais artigos!
António Vilela
CT1JHQ