ARLA/CLUSTER: Sistema completo para acesso a redes wireless.

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Terça-Feira, 1 de Junho de 2010 - 19:42:33 WEST

(nesta parte estou mais à vontade ...)

Como solução permanente, não aconselhava por experiencia própria, não é
que a capacidade do 802.11g de cerca de 20Mbit/s IP efectivos não o
aguente, o problema é que a banda ISM de 2,4GHz está tão poluída (mais
que as "nossas") que é muito arriscado.
Até se pode montar e funcionar na altura, mas de um dia para o outro
alguém na zona coloca em funcionamento um equipamento nessa banda e está
tudo estragado.
Depois há a questão legal, se não me engano este tipo de produtos está
legalmente limitado a 20dBm EIRP pela legislação nacional.

Ha uns anos fiz um teste entre o meu serviço, na zona de Chelas e uma
praia fluvial na zona do QTH (próximo da amarração "sul" da Ponte Vasco
da Gama) e tinha rede, apesar de relativamente instável devido a
interferências de muitos equipamentos da zona da Expo.

Como experiência, pode-se testar.
Eu disponibilizo-me a arranjar os recursos de teste já que no meu
serviço temos sempre uns equipamentos de reserva para substituir algum
dos quase 200! que temos ao serviço.
2 APs 802.11g
2 Cabos
2 Yagi 13dBi

Em relação ao transporte do sinal, de um lado pode-se ter um pc com uma
placa de captura USB, relativamente barata e do outro uma placa de vídeo
com saída de TV e exportar o sinal.
Para bidireccional é só ter quer a captura quer o display em ambos os
pc's envolvidos.

73!