ARLA/CLUSTER: Alinhamento de planetas.

Carlos Pinheiro karlus.pinheiro gmail.com
Quinta-Feira, 29 de Julho de 2010 - 22:49:07 WEST

Boa noite,

Hoje a "pesca" esteve melhor e consegui tirar uma foto com Vénus no canto
inferior direito e outros 3 pontos para cima e para a esquerda, semelhante
às simulações aqui já apresentadas.

Usei um tempo de abertura de 9 segundos, F-4.5 e ISO-1600, com a objectiva
55/200 mm, num tripé, claro, mas mesmo assim tem um ligeiro tremor. A foto
tem um "peso" de +/- 1.5 Mb e portanto não a posso colocar aqui no Cluster,
mas vou enviar ao Matias q talvez a possa reduzir e colocar, dando a sua
interpretação preciosa. Nota-se perfeitamente na foto o fundo alaranjado
proveniente da poluição luminosa local...

Talvez depois outros colegas mais interessados neste tema se possam
pronunciar e mostrar, inclusivé quem dispõe de telescópios, claro, as fotos
que conseguiram.

73 do PT
Carlos