RE: ARLA/CLUSTER: Não existem estações de VHF / UHF nos Açores..?

Segunda-Feira, 26 de Julho de 2010 - 20:02:10 WEST

Prezado Colega Paulo Borges, CU3EM.

Nos próximos dias 7 e 8 de Agosto e desde que a bendita propagação nos ajude tem uma excelente oportunidade para testar a sua instalação, pois vai se dar um acontecimento extraordinário, vamos ter dois concurso em VHF e UHF simultâneos e em quase tudo idênticos; um para o Campeonato de Portugal patrocinado pela REP e da responsabilidade do GPDX e outro para o Campeonato de Espanha patrocinado pela URE e neste caso, da responsabilidade da própria URE.

Os concurso decorrem no período compreendido entre as 14H UTC de Sábado e as 14H UTC de Domingo.

Bandas e Modo de emissão: 2 m, 70 cm e 23 cm preferencialmente nos segmentos:
	  2 m: Modo de emissão J3E (USB) – 144,240 ~ 144,295 MHz, 144,305 ~ 144,360 MHz.
	 70 cm: Modo de emissão J3E (USB) – 432,110 ~ 432,390 MHz.
	 23 cm: Modo de emissão J3E (USB) – 1296,160 ~ 1296,390 MHz.

Polarização da Antenas: 2m, 70cm e 23cm - Horizontal.

Penso que os seus 30w e a antena direccional de 10 elementos quadra cúbica para VHF são mais que suficientes.

Portanto, e realço novamente, antena montada SEMPRE em HORIZONTAL.

Cá o esperamos colega Borges e desde que a propagação ajude, terá boas possibilidades de contactar algumas dezenas de estações, tanto na Península Ibérica, Norte de África (especialmente Marrocos), Canárias, Madeira e quiçá, desde que o Xara, D44TD se disponha a isso, até Cabo Verde.

Até lá, normalmente o nosso colega Joe, CT1HZE(IM57XX - em Aljezur no Algarve) coloca nos DX Cluster`s  a informação quando está a escutar a radio-baliza CU8DUB/B(HM49KL) desde a Ilha das Flores, estando normalmente à escuta posteriormente em 144,300 MHz/USB.

Algo mais que necessite, estou inteiramente à sua disposição para o ajudar a esclarecer qualquer duvida.

João Costa, CT1FBF.