Re: ARLA/CLUSTER: radio-amadores e a protecção-civil desabafo.

Carlos Fonseca - CT1GFQ ct1gfqgrupos gmail.com
Quarta-Feira, 21 de Julho de 2010 - 18:10:33 WEST


Os Radio-amadores para a protecção cival, faz-me lembrar o pessoal do TT, para a protecção civil.

Fazem todos muita protecção civil, nota-se...
Querem é o respectivo "tóculante" no vidro para poderem andar a fazer TT sem que os chateiem, ainda por cima á custa do zépovinho.

No radio-amadorismo é um pouco diferente, mas não muito.

73's.
Carlos, CT1GFQ


From: Antonio Matias 
Sent: Tuesday, July 20, 2010 2:56 PM
To: cluster  radio-amador.net 
Subject: ARLA/CLUSTER: radio-amadores e a protecção-civil desabafo.


Boas.


Mas será que a comunidade de radio-amadores vai ver um dia alguns dos seus membros deixarem de expor este nobre hobby ao ridículo? 
Associar radio-amadorismo à protecção-civil tem sido nos últimos anos uma autentica  triste paranóia.
Mas que raio tem uma coisa a ver com a outra, o que tem o gosto e dedicação à Radio com a organização: protecção-civil?
Sim, sabemos que as comunicação via radio são importantes numa emergência, mas será que somos os únicos no planeta que têm rádios?
Este oferecimento gratuito de uma mão cheia de nada que certos radio-amadores constantemente fazem é embaraçoso.
Chegam ao ponto de se auto-intitularem em chefias e organizações pseudo-voluntárias com uniformes, sirenes, pirilampos e  até equipamentos médicos, desfibriladores , remédios, macas etc. enfim...
Todos temos as caixas de e-mail cheias de apresentações destas pseuso-organizações que provindo de toda a parte do mundo umas mais ridículas que outras, com símbolos, siglas, operações, exercícios e o diabo a 7  .
No facebook já conto centenas destas pseudo-organizações mundo-a-fora, todas mais ou menos competindo entre si, pela representatividade ou reconhecimento local, não fugindo muito à regra.
Os radio-amadores para a protecção-civil nacional, são um patinho-feio pois a certa altura no furor de campanhas politicas houve alguns highlights para o tema, até foram celebrados alguns protocolos e agora a protecção-civil lá tem de aturar os suspiros na lapela constantes de alguns radio-amadores que ao abrigo do famigerado diploma, aspiram à atribuição dum distintivo dourado na carteira.
Claro que poderão dizer que não há ninguém a entender melhor de rádios que os radio-amadores, concordo, mas também não há ninguém melhor  a montar tendas que os ciganos nem ninguém a investigar as vidas dos outros como as alcoviteiras e os préstimos destes cidadãos não são requisitados para as montagens de acampamentos de campanha nem identificação e investigação das pessoas quando há catástrofes..
Houve por certo ocasiões onde radio-amadores foram essenciais no estabelecimento de comunicações de emergência, como em tudo na vida, estavam no local certo à hora certa e foram de utilidade, os parabéns para eles, mas a grande maioria destas pseudo-organizações nunca salvou nem salvará ninguém. Esta é a realidade.
Esta vontade de acção e protagonismo em operações pode  acarretar riscos para as vitimas e consequentemente os radio-amadores  que sem preparação nem formação nestas coisas, podem acabar por ser alvo de responsabilização legal se se envolverem nos trabalhos na protecção-civil, medica ou policial sem serem requisitados.
Todos temos um pequeno cartão amarelo com indicativo e licença para operar algumas bandas do espectro radio-electrico, fazer testes, emissões, recepções, debater temas, trocar experiências, passar tempo, e até fazer radio-desporto mas em lado nenhum vem menção, permissão ou vinculo para estas pseudo-actividades de protecção-civil.
Agarrem-se ao ferro de soldar e esqueçam lá as sirenes, macas e uniformes.
Querem este tipo de actividades de protecção-civil, inscrevam-se  nos bombeiros, nos escuteiros, tropa, socorristas etc, se acumularem estas actividades com radio-amadorismo tanto melhor, agora deixem o radio-amadorismo naquilo que ele é: Estudo e partilha de conhecimento técnico de radio-comunicações.


Desculpem a franqueza.
Sei que vou ferir susceptibilidades, perdoem-me, é um desabafo, uma opinião de um de vós.

  
Matias
CT1FFU






--------------------------------------------------------------------------------


_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20100721/8cf20a92/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER