Re: ARLA/CLUSTER: antenas móveis v e uhf

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Domingo, 18 de Julho de 2010 - 10:19:57 WEST

Caro Gil
Devido as imensas variáveis que se podem encontrar nos diagramas de radiação
nas instalações móveis,  e devido principalmente à constante alteração das
caractristicas do terreno circundante, quando se está em movimento, o que
por sua vez pode tornar uma boa antena numa má antena e vice versa, o melhor
é não se preocupar muito com os ganhos de antenas em móvel. As antenas
omnidirecionais verticais, vão buscar o ganho ao abaixamento do angulo de
radiação. Dessa forma, uma antena móvel, com ganho mais elevado, portanto
com angulo de fogo mais baixo, pode ser uma desilusão, ao transmitir de um
local baixo e circundado por obstáculos. Nestes casos, qualquer antena de
1/4 de onda, é mais eficaz, derivado ao seu angulo de fogo ser de
aproximadamente 45º, e desta forma atingir zonas mais elevadas com mais
intensidade de campo e benificiar bastante mais dos fenómenos de reflexão e
refracção, permitindo comunicações mais estáveis e fortes. Em campo aberto e
em lugares elevados e livres de obstáculos, é claro que uma antena com ganho
será ligeiramente melhor. Como tal, escolha o meio termo e vá para a NR 770R
que é a que eu uso à anos e sempre funcionou bem. tome em atenção tambem,
que uma diferença de por exemplo 3 dBs só é notória para sinais ao nivel de
ruido. 3 dBs correspondem ao aumento de potencia para o dobro,, como por
exemplo de 2,5w para 5 w ou de 10 para 20 w etc.

73 CT4RK

73 de CT4RK