ARLA/CLUSTER: Está na altura de dar o lugar aos mais novos.

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Segunda-Feira, 5 de Julho de 2010 - 22:51:46 WEST


Espero que não tenha tido mais nenhum percalço depois de nos termos 
cruzado no domingo.

Bem, contra factos não há argumentos e a saude está nas prioridades bem 
acima dos concursos ...

No entanto, uma coisa não exclui completamente a outra, existem diversas 
opções e pelo que me dá a entender a sua mensagem, algumas delas estarão 
já em mente ...

Obviamente que poderá sempre concorrer da estação fixa que imagino 
esteja bem equipada para compensar em grande parte o relativo vale em 
que se encontra. Para alguns azimutes (nordeste/sul) deve ter boa linha 
de vista.

Se a limitação for só mesmo a agressividade física da montagem das 
antenas e do transporte destas, cabos e baterias, só tem de fazer um 
pouco de CR7 (eu sei o que custa) e depender de colegas para essa 
componente logística.

Da minha parte acho que já sabe com o que pode contar, tenho de 
distribuir os fins de semana pela família, casa e de vez em quando posso 
subir à serra.
Tenho uma bateria nova de 65Ah e outra velhinha de 45Ah, tenho o apoio 
de mastro, 6m de tubo e a X50N. As direccionais ainda não estão afinadas 
pelo que para já não posso contar com elas.
Cabos tenho umas pontas, entre 9m e 39m, só lhes falta meter as fichas N

Em conclusão, vá-me avisando os concursos que gostava de fazer com 
alguma antecedência para eu ir tentando organizar a vida pessoal e 
depois logo combinamos a logística cuja componente física lhe pode ficar 
bastante reduzida.
Vai é ter de me aturar ...

Acredito que muitos outros colegas terão todo o gosto em ter a sua 
companhia durante os concursos.

73!

On 05-07-2010 18:07, João Gonçalves Costa wrote:
> Prezados Colegas,
>
> Foi com um misto de prazer, desilusão e alegria que participei nesta edição do Concurso Atlântico V-UHF 2010.
>
> Com prazer, pois não me recordo exceptuando numa qualquer esporádica, de realizar 5 entidades DXCC num só concurso, a saber:
> - Açores,
> - Madeira,
> - Canárias,
> - Marrocos,
> - Espanha.
>
> Nestes longos anos que levo a operar desde o Alto da Arremula na Serra da Arrábida em Setúbal se tenho um punhado de contactos em concursos com os Açores, é muito. A radiobaliza em 144,419.8 MHz teve alturas de chegar com S9+40dB, algo que não se vê todos os dias acontecer. Infelizmente, penso que o arquipélago dos Açores é bastante deficitário em estações devidamente preparadas para poder responder a estas situações de propagação em VHF, UHF e muito provavelmente em 1296 MHz, tendo a "honra do convento" sido muitíssimo bem salva pelo colega Stephan Senz, CU4/DL3GCS com contactos tanto em VHF como na faixa dos 70 cm com o continente, a começar pelo sempre atento Paulo Santos, CT1EWA na sua MICROHAM "CONTEST STATION (vejam o vídeo).
>
> Da Madeira, o incansável colega Duarte, CT3HF lá vai fazendo e muito bem o que pode pelo arquipélago na faixa de VHF e é sempre com imensa alegria e satisfação que todos os anos, malgrado as condições do terreno na sua direcção que muita dificuldade sempre acrescentam ao QSO, tenho conseguido o contactar.
>
> As Canárias, neste concurso foi um caso sério conseguir um QSO tanto em VHF como em UHF pois o duto troposférico, previsivelmente estava muito estreito e excepto as estações a sul e junto à linha de costa, poucos foram os outros que os conseguiram contactar. Tenho a certeza que em próximas edições vai voltar a ser possível realizar, até os contactos em 1296 MHz, sempre muito ambicionados.
>
> De Marrocos, tivemos a chegar bem o colega M'Hamed, CN8NK. Infelizmente, também neste reino do Norte de África se passa algo parecido com os arquipélagos portugueses da Madeira e Açores, sendo bastante difícil encontrar ainda estações devidamente preparadas para responder em USB nas faixas de VHF e UHF na polarização horizontal e com boas direccionais a estas aberturas.
>
> Agora vamos à desilusão e desanimo, devido aos muitos percalços que tive e tenho tido ultimamente na montagem da estação para SSB, com as antenas a caírem ao chão devido ao forte vento e com elementos a partirem ou a ficarem seriamente retorcidos, já foi tarde que cheguei e mais uma vez ao concurso, não tendo tido, infelizmente, oportunidade de tentar o contacto com o Miguel, CT1BYM em Évora. Devido aos muitos e variados estragos registados nas antenas direccionais e cabos coaxiais, penso que comprometi desta vez seriamente e em definitivo a continuação da minha participação em mais algumas edições do campeonato da U.R.E.
>
> Por seu lado, à muito que venho sendo alertado pelo meu medico assistente que em termos de saúde esta intensa actividade ao longo dos muitos anos, especialmente de levar e trazer baterias em esforço de um 3º andar por escada, tem agravado seriamente os meus anteriores problemas de coluna, as hérnias discais cada vez me dão menos descanso, retirando-me muita da força anímica tão necessária para continuar na constante, pelo menos duas vezes por edição, montagem e desmontagem da estação portátil. A acrescentar a isto, o sitio está cada vez mais inseguro, principalmente depois do pôr do Sol, já tendo levado sustos mais que suficientes ao longo destes últimos anos.
>
> Ao fim destas muitas dezenas de edições, com a idade a pesar e a saúde a faltar cada vez mais, acho que desde 1994 que realizo dali concursos, está em mais que altura de aproveitar esta oportunidade e de dar o lugar definitivamente aos mais novos e como dizem os colegas espanhóis com " ganas de hacer mejor " .
>
> Neste aspecto, abandono com alegria e na certeza de uma forte convicção, o futuro da quadricula IM58 em portátil está muitíssimo bem assegurado, desde que ele a queira, pelo Pedro Redondo, CT1HZU. Neste momento e espero que no futuro, o Pedro tem reunidas todas as condições técnicas, para fazer da IM58 uma quadricula perfeitamente contactável, tão bem em VHF como em UHF e na faixa dos 23cm ou mesmo em 50 MHz e de uma maneira que, infelizmente e devido aos meus múltiplos constrangimentos, nunca eu consegui realizar.
>
> Assim, é com grande contentamento que passo o testemunho ao CT1HZU/P na certeza que ele sabe muito melhor que outros manter no mapa e expandir a IM58 em portátil nesta modalidade tão exigente mas proporcionalmente com tantas recompensas do SSB em VHF e UHF na polarização horizontal.
>
> Tentarei ainda e até ao fim desta presente temporada, manter a minha actual participação, mesmo que mais reduzida, no campeonato de Portugal de 2010.
>
> João Costa, CT1FBF.
>
>
>
>
>
>
> _______________________________________________
> CLUSTER mailing list
> CLUSTER  radio-amador.net
> http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster

-- 
Best regards,

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Pedro Ribeiro
IPLNet - Rede de dados e comunicações
Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
Mail: mailto:pribeiro AT net.ipl.pt
VoIP: sip:pribeiro AT net.ipl.pt
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

-- 
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Pedro Ribeiro
Indicativo: CR7ABP
QTH: São Francisco, Alcochete
GRID LOC: IM58MR
** Limitado a RX em Classe3 até 31/03/2012 **
( Decreto-Lei 53/2009, Art 8, 2a e Art 5, 3a )
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-




Mais informações acerca da lista CLUSTER