ARLA/CLUSTER: Está na altura de dar o lugar aos mais novos.

Segunda-Feira, 5 de Julho de 2010 - 18:07:50 WEST

Prezados Colegas,

Foi com um misto de prazer, desilusão e alegria que participei nesta edição do Concurso Atlântico V-UHF 2010.

Com prazer, pois não me recordo exceptuando numa qualquer esporádica, de realizar 5 entidades DXCC num só concurso, a saber:
- Açores,
- Madeira,
- Canárias,
- Marrocos,
- Espanha.

Nestes longos anos que levo a operar desde o Alto da Arremula na Serra da Arrábida em Setúbal se tenho um punhado de contactos em concursos com os Açores, é muito. A radiobaliza em 144,419.8 MHz teve alturas de chegar com S9+40dB, algo que não se vê todos os dias acontecer. Infelizmente, penso que o arquipélago dos Açores é bastante deficitário em estações devidamente preparadas para poder responder a estas situações de propagação em VHF, UHF e muito provavelmente em 1296 MHz, tendo a "honra do convento" sido muitíssimo bem salva pelo colega Stephan Senz, CU4/DL3GCS com contactos tanto em VHF como na faixa dos 70 cm com o continente, a começar pelo sempre atento Paulo Santos, CT1EWA na sua MICROHAM "CONTEST STATION (vejam o vídeo).

Da Madeira, o incansável colega Duarte, CT3HF lá vai fazendo e muito bem o que pode pelo arquipélago na faixa de VHF e é sempre com imensa alegria e satisfação que todos os anos, malgrado as condições do terreno na sua direcção que muita dificuldade sempre acrescentam ao QSO, tenho conseguido o contactar.

As Canárias, neste concurso foi um caso sério conseguir um QSO tanto em VHF como em UHF pois o duto troposférico, previsivelmente estava muito estreito e excepto as estações a sul e junto à linha de costa, poucos foram os outros que os conseguiram contactar. Tenho a certeza que em próximas edições vai voltar a ser possível realizar, até os contactos em 1296 MHz, sempre muito ambicionados.

De Marrocos, tivemos a chegar bem o colega M'Hamed, CN8NK. Infelizmente, também neste reino do Norte de África se passa algo parecido com os arquipélagos portugueses da Madeira e Açores, sendo bastante difícil encontrar ainda estações devidamente preparadas para responder em USB nas faixas de VHF e UHF na polarização horizontal e com boas direccionais a estas aberturas.

Agora vamos à desilusão e desanimo, devido aos muitos percalços que tive e tenho tido ultimamente na montagem da estação para SSB, com as antenas a caírem ao chão devido ao forte vento e com elementos a partirem ou a ficarem seriamente retorcidos, já foi tarde que cheguei e mais uma vez ao concurso, não tendo tido, infelizmente, oportunidade de tentar o contacto com o Miguel, CT1BYM em Évora. Devido aos muitos e variados estragos registados nas antenas direccionais e cabos coaxiais, penso que comprometi desta vez seriamente e em definitivo a continuação da minha participação em mais algumas edições do campeonato da U.R.E.

Por seu lado, à muito que venho sendo alertado pelo meu medico assistente que em termos de saúde esta intensa actividade ao longo dos muitos anos, especialmente de levar e trazer baterias em esforço de um 3º andar por escada, tem agravado seriamente os meus anteriores problemas de coluna, as hérnias discais cada vez me dão menos descanso, retirando-me muita da força anímica tão necessária para continuar na constante, pelo menos duas vezes por edição, montagem e desmontagem da estação portátil. A acrescentar a isto, o sitio está cada vez mais inseguro, principalmente depois do pôr do Sol, já tendo levado sustos mais que suficientes ao longo destes últimos anos.

Ao fim destas muitas dezenas de edições, com a idade a pesar e a saúde a faltar cada vez mais, acho que desde 1994 que realizo dali concursos, está em mais que altura de aproveitar esta oportunidade e de dar o lugar definitivamente aos mais novos e como dizem os colegas espanhóis com " ganas de hacer mejor " .

Neste aspecto, abandono com alegria e na certeza de uma forte convicção, o futuro da quadricula IM58 em portátil está muitíssimo bem assegurado, desde que ele a queira, pelo Pedro Redondo, CT1HZU. Neste momento e espero que no futuro, o Pedro tem reunidas todas as condições técnicas, para fazer da IM58 uma quadricula perfeitamente contactável, tão bem em VHF como em UHF e na faixa dos 23cm ou mesmo em 50 MHz e de uma maneira que, infelizmente e devido aos meus múltiplos constrangimentos, nunca eu consegui realizar.

Assim, é com grande contentamento que passo o testemunho ao CT1HZU/P na certeza que ele sabe muito melhor que outros manter no mapa e expandir a IM58 em portátil nesta modalidade tão exigente mas proporcionalmente com tantas recompensas do SSB em VHF e UHF na polarização horizontal.

Tentarei ainda e até ao fim desta presente temporada, manter a minha actual participação, mesmo que mais reduzida, no campeonato de Portugal de 2010.

João Costa, CT1FBF.