ARLA/CLUSTER: hat capacitivo

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2010 - 22:45:45 WET

Colega Gomes
Uma vertical para os 160m, com apenas 10m, é realmente uma antena com uma
resistencia de radiação muito baixa. Nesse caso o chapeu capacitivo deve ser
o maior possivel. O ideal é que a porção vertical mais cada elemento do
chapeu seja igual a 1/4 de onda, logo, seia 30m de "elemento" do chapeu e
10m na vertical. Todavia esse comprimento, a uma altura tão baixa, resulta
uns bons metros mais curtos, e a melhor maneira de determinar quantos, é
mesmo testando.
No entanto poderá utilizar um chapeu de 1/8 de onda ou menos, e utilizar uma
bobine de compensação na base. Esta bobine pode ser um variómetro, ou
simplesmente uma bobine com tomadas, ou  com um rolete (roller inductor).  A
ligação é simples:...Ligue um extremo da bobine à terra, e o outro extremo
ao fio vertcal (por isso monte a bobine dentro de uma caixa estanque , junto
à antena). De seguida ligue o coaxial que vem do TRX à bobine, sendo que a
malha do cabo liga ao extremo da bobine que vai à terra, e o vivo liga ao
rolete ou à tomada que apresentar menor SWR. Depois é só chamar CQDX!!!
Quanto à bobine, umas 50 ou 60 espiras de fio grosso quanto baste, numa
forma de uns 7 a 10 cm de diâmetro. É necessário um bom isolamento, pois
desenvolvem-se tensões de RF muito elevadas neste tipo de circuito. Com um
sistema idêntico, utilizando uma bobine com 520 espiras, e um condensador de
22nF em paralelo, consegui sintonizar um fio com 25m em 19KHz, para escutar
a SAQ.
Lembrese que os testes são melhores do que as contas matemáticas.

73 de CT4RK