ARLA/CLUSTER: Actividades! Mas activar o quê?

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2010 - 18:54:48 WET


Good Morning Vietname...

Boa pergunta! Activar o quê??
Activar por activar, pode-se activar tudo, mas como já foi falado num comentário a um post anterior, convém que tenha o mínimo de interesse.

Normalmente as activações são feitas para promover algum diploma, ou para colocar no ar alguma referência válida para determinado diploma ou diplomas.
Pode também acontecer o contrário e geralmente é o que acontece. Determinado diploma é já bem conhecido e bem aceite e se a actividade for realizada para esse diploma, é meio caminho andado para ser bem recebido pela comunidade radioamadoristica.

Por exemplo: Se a actividade for numa ilha e essa ilha for apenas válida para os diplomas nacionais, será uma actividade interessante sem dúvida, mas teria bem mais interesse se fosse também válida para o diploma IOTA.
Se a actividade for num Depósito de Água, certamente não terá o mesmo interesse que num Farol.

As actividades mais conhecidas são sem dúvida a um bom DXCC, a uma referência IOTA, a uma referencia "POR" ou a um WFF.
Passando isto para o panorama nacional, a probabilidade do DXCC "CT3" ter mais sucesso que o "CT" é bem maior, pois é um DXCC mais apetecível.
Temos depois as ilhas (DIP & PIP) temos os castelos, fortalezas, fortes, muralhas, etc (DCFP, DMHP), parques e reservas naturais (DPRN) e muitos mais.
Este dos parques naturais parece-me ser a revelação a nível internacional. Em todo o lado se vê um RFF ou LZFF ou YOFF que são as referencias dos parques para o diploma WFF. Informar-se melhor sobre este programa, pois a aceitação é muito grande, logo deve ter algo de "especial", ou simplesmente as pessoas estarem um pouco fartas dos outros.

Assim, há muito por onde activar! Haja vontade, disponibilidade e outras mais coisas terminadas em "...ade"!

Se alguém pretender os link para os diplomas referidos, avise.

73's
QRZ DX???

-----------------------------

Comente em: http://dxemct.blogspot.com  

Contacto: Qualquer informação ou sugestão deverá ser enviada para - dxemct  gmail.com

 
Fonte: Blog DX em terras de CT's.



Mais informações acerca da lista CLUSTER