RE: ARLA/CLUSTER: Eu e os condomínios - parte 2.

Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2010 - 17:15:49 WET

" Dos colegas que têm antenas em varandas, como o CT1FBF, haverá problemas legais em ter um sistema deste tipo ? "

Olá David, T6AG.

Meu caro existe sempre a via legal a explorar nessa questão da instalação de antenas, obviamente o assunto terá de ser bem estudado. Não acredito que os teus condomínios não tenham deixado um "brecha" para se poder entrar legalmente com uma acção mesmo que seja lateral.

A minha demorou quase 6 anos e acabou por um acordo extrajudicial, pois como se aperceberam que eu não desistia de maneira nenhuma e estava sempre a levantar problemas, cansaram-se. O cerne sempre esteve num vizinho, digníssimo Sr. advogado, que acabou por mudar-se e quando isso aconteceu os outros desistiram imediatamente. Vai sempre a todas as Assembleia e levanta sempre questões por tudo e por nada que não te pareça bem.

Quanto à colocação objectiva de antenas, ou outras estruturas na tua varanda, mesmo no seu interior mas visíveis do exterior, a administração pode sempre alegar que altera a estética do edifício.

Meu caro amigo, monta, instala, etc., e depois é esperar para ver, pois se vais tentar fazer tudo certinho pela parte legal, acho que nem daqui a 50 anos montas um fio sequer na varanda. Alias, os tempos são de instalar e nem ligar, eles que te movam uma acção em tribunal por alterares a estética do edifício.

Entre a varias pegas que tive com o digníssimo Sr. Advogado, meu vizinho, uma foi essa da estética do edifício. Imagina que as minhas antenas alteravam a estética do edifício, mas o seu ar-condicionado montado no exterior da varanda, já não...!?

João Costa, CT1FBF

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de David Quental
Enviada: terça-feira, 19 de Janeiro de 2010 14:43
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: ARLA/CLUSTER: Eu e os condemónios - parte 2.

Boas noites desde o Afeganistão,

espero que todos estejam bem de saúde e que o ano de 2010 lhes traga tudo de bom.

Por aqui prossigo na minha actividade radioamadorística já com mais de 5200 qso's desde o dia 21 de Outubro de 2009. Tenho tido visitas de várias personalidades militares ao meu quarto e posso dizer que tenho passado um tempo excepcional, embora sem a família (assim como todos
aqui) e sem a existência de neve :( .

Como alguns colegas deste cluster já sabiam, ontem foi dia de AGO (assembleia geral ordinária) do meu condomínio, na qual estiveram presentes a minha xyl e a minha xtalina. Porque a esperança é a última coisa a morrer, pedi à minha xyl para perguntar à assembleia qual a possibilidade de eu instalar antenas no telhado e no fim, caso a resposta fosse assim-assim, o que era necessário eu fazer para os convencer.

Durante a noite de ontem até hoje não dormi nada, mais preocupado com o que os condemónios poderiam fazer à minha xyl e xtalina (nada de fisicamente agressivo, mas talvez alguma pressão psicológica), até que recebi o email da minha xtalina com o relato sumário do que se tinha passado na dita assembleia.

Como os colega deverão estar a adivinhar, como eu também já previa, a resposta foi um rotundo NÃO ás minhas antenas, fim de história.

Tenho para mim que este NÃO não é tão negativo como isso, senão vejamos:

1) não irei gastar dinheiro em comprar uma antena fixa para instalar no telhado, daqui já poupo talvez de 400 a 600 Euros;
2) não irei ser administrador de condomínio porque o cargo é decidido numa eleição o que subentende-se que terá de haver uma ou mais candidaturas para o cargo;
3) não irei ter preocupações com assembleias porque penso não ir a nenhuma delas (aqui penso não ser o mais correcto mas não há obrigatoriedade em ir a assembleias de condomínio);
4) não terei o stress de ter uma antena no telhado e estar sujeita a intempéries tais como ventos fortes ou outro tipo de tempo adverso;
5) terei bastantes oportunidades de participar em actividades com o NRA com o meu novo equipamento (é surpresa :) );
6) não terei que arranjar "conversa de circunstância" quando me cruzar nas escadas com os condemónios do meu prédio, é passar por eles e pensar noutra coisa qualquer;

Concerteza haverão mais vantagens.

No entanto estou a pensar instalar duas antenas, uma de VHF/UHF/1200MHZ, e outra de 6 metros vertical na minha varanda. A forma como pretendo fazer é a seguinte:
tenho 2 tubos de pvc agarrados a braçadeiras que estão na parte interior da varanda, a esses tubos penso comprar umas peças, que comprarei numa firma, que através duma braçadeira agarrarão aos pvc's e terão um braço de 80 cm, mais ou menos como um L deitado, na ponta têm um tubo vertical para colocar antenas, de preferência com pouco peso.
Dos colegas que têm antenas em varandas, como o CT1FBF, haverá problemas legais em ter um sistema deste tipo ?

Na minha opinião não estou a infringir legislação alguma, pois não estou a executar obras de inovação em partes comuns, no entanto poderão haver outras implicações legais.

Quanto às antenas estava a pensar adquirir uma Comet GP-98 ou uma Diamond X-6000. Para os 6m estou a pensar em 2 alternativas: ou uma antena cana de pesca que tenho feita, mas talvez precise de ser refeita, ou então uma Cushcraft AR6.

Procuro feedbacks acerca do que pretendo fazer e desde já os meus agradecimentos.

T6AG
David Quental